quinta-feira, 11 de março de 2010

BEM-VINDOS


A todos os professores e amigos da EE Prof. Joaquim Andrade Meirelles, sejam bem-vindos a esse espaço.
Aqui podemos propor e discutir ideias e soluções que nos ajudem em nossa prática docente.
Abraços a todos.
Equipe Gestora

54 comentários:

  1. OLA MENINAS, TUDO BEM?

    ESTAMOS TESTANDO O BLOG.

    PROF. KATHARINA E PROF. FRANCISCA

    JESUS TE AMA E NÓS TAMBÉM.

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  2. Olá! Será muito bom participar desta comunidade.
    Beijos à todos.
    Márcia Borim

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  3. Olá Sra. Coordenadoras,

    espero que o nosso htpc online seja um sucesso!

    Um abraço,
    Alessandra Llopar

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  4. Márcia e Avanir,
    Vai ser muito bom estudarmos juntos!

    Beijos,
    Prof.ª Neuda, Francisca e Katharina.

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  5. Boa-Tarde!

    Estou testando o blog.

    Sirlene

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  6. O texto está dentro dos critérios pedido.

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  7. Bom dia,flor do dia!
    Boa noite, flor da noite!

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  8. !Hola! Avanir y Marcia

    !Qué tal?

    ?Vamos tener clase de español este año?
    !Mira!Pero me encanta hablar castellano.

    !Con mucho cariño!

    Francisca

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  9. Oi estou aqui!
    Miriam Machuca

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  10. pra que comentar isso? vai servir para alguma coisa? jeo

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  11. OI PESSOAL JÁ ESTOU DENTRO QUEM QUISER PODE SE COMUNICAR, AGUARDO.BEIJOS
    ANA CLÁUDIA

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  12. Olá Marcia!!
    Já consegui entrar no blog.

    Ligia Yoko

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  13. OI PESSOAL TUDO BEM?
    ADEMILSON

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  14. Boa moite pessoal estou feliz por conseguir chegar aqui .Bjs a todos e aguardo contatos. Nilsa

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  15. Boa noite pessoal!!!
    Tudo vai dar certo! Força!
    Viviane

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  16. OLA,MARCIA.

    ESTOU AQUI NO BLOG.GOOD NIGHT,MY DEAR.

    MARIA HELENA

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  17. boa noite.
    Rosangela D'Alessio

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  18. Oi,Márcia
    Conseguí entrar no blog. Fiquei feliz.
    23 de março de 2011 18:30

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  19. OI, MENINAS.


    JÁ ESTOU CONECTADA. GOSTEI!!!!!!!


    JANETE BEIJOS!

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  20. Oi Avanir.

    Já estou conectada.

    Beijo Marina.

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  21. Boa noite, Marcia e Avanir.

    Ora da leitura\Atualidade

    Já comecei a organizar uma pasta com notícias atuais para trabalhar nas
    aulas eventuais.
    Francisca.

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  22. Bom Dia Marcia e Avanir.

    Estamos se organizando dia a dia para melhorar os trabalhos que estão no plano de ensino.

    Demetrius

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  23. consegui entrar em casa e sozinha

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  24. Nilsa de Fátima Cursino29 de março de 2011 às 16:36

    boa tarde!
    Cnsegui chegar até aqui ,espero conseguir tender as espectativas!
    Estou no aguardo desse novo HTPC!
    Nilsa

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  25. Nilsa de Fatima Cursino31 de março de 2011 às 17:05

    Boa Tarde!
    1-Descreva suas dúvidas sobre o regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos.R: Na verdade,entendo que é um procedimento utilizado pela escola que permite ao aluno avanços sucessivos e sem interrupções nas séries, ciclos ou fases.Tenho dúvidas embora si do que se trata de como devo trabalhar esse aluno na aprendizagem dele?Como devo atribuir á ele conteúdos da série em questão se ele não conseguiu assimiar na passagem do seu ciclo?
    2-Apresente as condições de sua escola que favorecem a implantação do regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos.
    R: Meirelles éuma escola como todas as outras que possuem condições tais como professores excelentes,mas poucos entendido no assunto ,ou entedem ,mais pouco se empenham na prática.
    Equipe gestora empenhada nas mudanças ,mas poucos são os professores empenhados à ela(mudanças).acredito no sucesso desse trabalho pois a estrutura tanto física quanto humana são aptas ,só precisa de um esforço mais pulsativo por parte da gestão.
    3. Com base nas condições, indique quais processos de recuperação são mais adequados para sua escola.
    R: Pelo que li no blog,achei muito ineteressante quando li que pode ser feita a recuperação havendo suspensão das aulas por uma semana para que os alunos em defasagem possam recuperar os conteúdos não aprendidos. Simultaneamente, aos estudantes que tiverem desempenho adequado serão oferecidas oportunidades para estudos de diversificação
    curricular durante esse período;
    4. Aponte e justifique outras necessidades da escola para a implantação do regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos e os respectivos processos de recuperação. R:Também como sugestão não deveria ser contratado outro professor e sim o da salamesmo ,pois assim até o próprio professor terá a oportunidade de retornar a ver o auno e diagnosticar da onde veio a sua defazagem.
    Porque não agir da mesma forma com ensino médio?
    Mas antes de disso ,os professores precisam estar mais motivados em ministrar suas aulas ,caminhar na educação junto com as mudanças.Temos ainda professores não caminharam com as mudanças acham mais cômodo falar que é o aluno que não tem interesse em aprender .Tem professor tambem que só faz o básico e não passa disto.
    No meu ponto de vista pra dar certo nisto as mudanças tem que vir do corpo docente primeiro.

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  26. ProfªLigia Yoko Goto - Biologia

    1. Descreva suas dúvidas sobre o regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos.

    R: Tenho poucas dúvidas sobre a progressão continuada, que é fundamentalmente a divisão por Ciclos, tendo como objetivo principal regularizar o fluxo de alunos ao longo da escolarização, ou seja, estar adequando a sua idade/série, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada educando, mas com aprendizagem efetiva.

    2. Apresente as condições de sua escola que favorecem a implantação do regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos.

    R: Através da avaliação contínua ao longo de todo o bimestre, verificada a defasagem na aprendizagem encaminhá-los no reforço e recuperação paralela.

    3. Com base nas condições, indique quais processos de recuperação são mais adequados para sua escola.

    R:O mais indicado é a recuperação continuada, pois assim que detectada a defasagem na aprendizagem através de avaliações formativas ( diagnóstica), o professor deverá retomar este conteúdo utilizando outras estratégias de aprendizagens, respeitando que cada educando tem seu tempo de aprender.
    Caso o educando ainda apresenta dificuldades de aprendizagem, deverá ser encaminhado ao Reforço e Recuperação Paralela.

    4. Aponte e justifique outras necessidades da escola para a implantação do regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos e os respectivos processos de recuperação.

    R:A aceitação da implantação do Regime de Progressão Continuada pelos professores são um dos fatores que dificultam.
    As condições estruturais da escola, como falta de sala de aula no contraturno, que não deve ser o caso de nossa escola.
    A mobilidade do corpo docente e falta destes docentes em alguns componentes curriculares.

    Lá vai um texto para refletirmos.
    "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre, à margem de nós mesmos". Fernando Teixeira Andrade, in " O medo: o maior gigante da alma"

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  27. Prof. Ednan - Ciências

    Acredito que a cobrança aos professores, é frustrante quando deparamos com alunos desinteressados em aprender, e chegar no final do ano letivo, simplesmente serem promovidos sem base nenhuma para a próxima série, pois sabem que mesmo sem aprender, são promovidos.

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  28. Profª Sirlene Almeida Pereira - Matemática

    1. Descreva suas dúvidas sobre o regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos.
    Eu entendo que a Progressão Continuada é um procedimento utilizado pela escola com o objetivo de eliminar defasagem idade/série, combater a evasão e evitar múltiplas repetências. A ideia do governo é aumentar de dois para três ciclos de progressão continuada. Assim, os estudantes poderiam ser reprovados no 3º, 5º e 9º anos. O primeiro teria duração de três anos, o segundo dois anos e o terceiro seria o mais longo, com quatro anos de duração. Hoje o primeiro ciclo dura cinco anos e o segundo quatro. Na teoria, a adoção do regime de progressão continuada, de acordo com a LDB, “contribui para viabilizar a universalização da educação básica, e também é um meio de garantir o acesso e principalmente a permanência do aluno na escola”, mas na prática, o que eu percebo é que a Progressão Continuada está sendo encarada como "promoção automática" dos alunos. Essa idéia leva em conta que a progressão foi adotada, no Brasil, sem se mudar as condições estruturais, pedagógicas, salariais, de formação dos professores e outras necessárias a uma educação de qualidade.

    2. Apresente as condições de sua escola que favorecem a implantação do regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos.
    A escola possui uma equipe de professores efetivos ou ofas com vínculos na U.E há vários anos, favorecendo a continuidade dos trabalhos iniciados com uma turma de um ano para o outro.

    3. Com base nas condições, indique quais processos de recuperação são mais adequados para sua escola.
    Os processos de recuperação mais adequados para a escola são a Recuperação Contínua, no dia-a-dia da sala de aula, com retomada de conteúdos sempre que forem detectadas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem e a Recuperação Paralela, com encaminhamento de alunos para o projeto de Reforço em horário contrário ao das aulas, com efetiva participação e comprometimento dos mesmos e acompanhamento por parte da família.

    4. Aponte e justifique outras necessidades da escola para a implantação do regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos e os respectivos processos de recuperação.
    Acredito que para a Progressão Continuada ser implantada no regime de três ciclos com qualidade é necessário antes de mais nada, melhores condições de trabalho para os professores; uma equipe multidisciplinar, com psicopedagogos e professores habilitados e capacitados para promover estudos, principalmente com alunos com necessidades educacionais especiais, além de materiais próprios específicos para o trabalho com esses alunos; menor número de alunos em sala, para que seja possível um atendimento mais individualizado durante a Recuperação Contínua e espaços especializados de aprendizagem como: laboratório, sala de informática e multimeios, etc.

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  29. Na verdade não sei se localizei o texto proposto pela equipe gestora,mas irei comentar o que penso a respeito da progressão continuada em três ciclos. Não acredito que resolva e nem melhore os desempenhos dos alunos,pois o problema da educação é muito maior que a progressão.Falta ivestimentos em espaços físicos , materiais didáticos , recursos para o uso diário do professor ,em ambêntes confortáveis para os alunos etc...Falta compromisso das famílias ,pois os país nao comparecem a escola e muitas vezes pensam que estão deixando seus filhos num depósito.Quanto ao professor o governo pensa que deve ser sacerdote franciscano, pois deve fazer voto de pobreza e viver de esmola (bonus ).
    Melhorar a educação do estado de São Paulo é uma misão para um governo sério e comprometido com o povo.
    francisco jurandir

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  30. Chamou-me a atenção logo o início do texto “ O que se pretende com o regime de ciclos é respeitar o ritmo de aprendizagem de cada estudante, de modo que toda a aprendizagem e conhecimento, construídos ao longo de um ...” , a progressão continuada, como o próprio texto explica nasceu da necessidade de inclusão das diferentes camadas sociais.
    Não importa o quanto a criança apreenda, o importante é “fazer prevalecer os aspectos qualitativos da aprendizagem do aluno sobre os quantitativos, bem como os resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
    É sabido que a reprovação funcionava como punição do aluno indisciplinado e preguiçoso, hoje a idéia é respeitar o ritmo e as diferenças de cada aluno.
    A progressão continuada seria interessante se a família estivesse preocupada com a do filho dela, mas o que interessa é ter onde deixar o filho, cabe à escola também a educação das crianças, o governo assumiu para ele a responsabilidade que deveria ser dos pais.
    Na página 17 lemos que “Em Educação, precisamos nos apegar muito mais ao sentido público do que é fazer educação, do que ao sentido particularizado, vinculado a um desejo, a uma idiossincrasia ou a uma política específica”, nós, professores, temos de compreender melhor o significado da palavra educação quando se refere à população, qualidade para nós, professores , é algo bem diferente para a comunidade escolar.
    É obvio que a educação vai mal porque não há especialização, cursos a distância que ensine o profissional da educação a trabalhar em condições tão adversas, alunos desinteressados e mal educados, família omissa, salas com um número exagerado de alunos,etc. Na p.18 lemos “ profissionais motivados, respeitados, bem remunerados são pressupostos de qualquer reforma que se pretenda implementar”, sabemos que o a salário é importante, mas sentir prazer no que se faz é toda a diferença e isso nós não temos, acabaram com os ideais dos professores.



    Ana Maria S. mendes de Andrade

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  31. Quando me vejo discutindo ainda progressão continuada é sinal que realmente nós não avançamos em nada na educação. É sinal também, que algumas mudanças, quando propostas, têm que ser amplamente discutida com todos os setores da educação, não para ser negada, mas para ser entendida e absorvida.
    Lembro-me quando instituíram a progressão continuada o que para mim ficou marcante foi: ___ agora não precisamos mais avaliar; o aluno passa de qualquer jeito.
    Com relação aos ciclos não foi diferente, a fala comum era: ___se ele não aprende comigo, aprenderá com o outro.
    Infelizmente esses equívocos colocaram tanto a progressão continuada como os ciclos como os grandes vilões da péssima qualidade do ensino, que estamos vivenciando hoje.
    Lendo o texto, que por sinal é muito interessante, percebo que boa parte desse fracasso escolar, no que se refere a aprendizagem, depende de nós professores. Eu sei que muitos colegas meus não vão concordar comigo, pior, vão me achar “governamentista”. Mas, não é isso.
    Nós estamos tão cristalizados diante de alguns conceitos educacionais, que nos recusamos a abrir os olhos para novas possibilidades. Escrevendo isso não pude deixar de lembrar do mito da caverna de Platão.
    Claro que com as condições que temos de trabalho e salário pouca motivação temos para sair da caverna, que é tão confortável, e enfrentar a realidade com todo o seu esplendor de luz que existe fora da caverna.
    Creio que a pergunta que sempre temos que fazer é: a serviço de quem nós estamos na escola? Se a resposta for os alunos, precisamos juntos, com toda a equipe gestora buscar alternativas para superar esse quadro de fracasso escolar. Precisamos refletir e buscar caminhos para fortalecer nossa prática pedagógica e eu não vejo outra forma que não seja estudando, pesquisando, se atualizado, trocando experiências com nossos pares e, sobretudo ter consciência que o professor sou eu e a prerrogativa de ensinar pertence a mim.

    Catalani, Vera Lucia

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  32. Ligia,

    Gostei demais do Fernando Teixeira de Andrade.
    Fui buscá-lo no deus Google.
    Fascinante. Eu não o conhecia.
    Valeu pela dica.
    Beijos
    Catalani.

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  33. Acredito que a progressão continuada em três ciclos é de um lado uma busca positiva para redirecionar o caminho da educação, já que a vigente não favorece de maneira satisfatória o foco primordial que é a universalização da aprendizagem. Por outro lado é um processo complexo pois não só inclui readequação ou construção de espaços físicos,bem como acesso a materiais pedagógicos, como também reformulação de praticas pedagógicas que terão como ferramenta primordial a avaliação diagnostica e esta por sua vez a diretriz do caminhar pedagógico. e ainda, conseguir participação de famílias no processo de ensino aprendizagem dos alunos desmotivados e desinteressados. Além disso, remuneração justa e descentes aos docentes para que se motivem em vestir a camisa da universalização.
    Irene

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  34. Diante do texto lido,me firmei mais no meu pensamento a educação irá melhorar e muito se os pais estiverem presentes,participando da vida dos seu filhos, procurando saber da sua vida escolar(aluno) daí sim, Direção,Professor,Coordenador e pais, temos que fazer com que eles( alunos) se sintam responsáveis pelo mundo amanhã, e que o hoje eles estão se preparando para amanhã dirigir o mundo deles, hoje eles são avaliados na escola amanhã a vida vai avalia-los

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  35. Quando se atribui à escola e professores toda a responsabilidade pelo fraco desempenho dos alunos alega-se que: lº} que ensinar é dever e responsabilidade da escola, como se a mesma estivesse se omitindo ou desconhecesse esse dever 2º} esquece-se que o ensino x aprendizagem é bilateral, portanto é necessario que o aluno "queira aprender" e não é essa a nossa realidade.
    Parte desse não querer do aluno poderíamos atribuir
    à, progressão continuada, pois,esta ao mesmo tempo que lhe dá a segurança de aprovação "rouba" dele a chance de vencer desafios, cumprir metas ,tornando o estudo desinteressante, frustrante, contagiando a todos os envolvidos.
    A deficiência na formação do professor é inegável, pois ele não sai "pronto" da faculdade, assim como acontece com o médico, o engenheiro etc.
    Reformas seriam muito bem vindas e num futuro proximo veríamos os profissionais saindo das faculdades não só habilitados mas também aptos a exercer a profissão escolhida.

    Marina

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  36. Márcia Borim responde:
    1. Descreva suas dúvidas sobre o regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos.
    Acredito que minha grande dúvida e da maioria dos educadores se baseia no fato de como podemos desenvolver nosso trabalho regidos por legislação que contribui para o fortalecimento da crença, já instalada na sociedade brasileira, que não é preciso aprender, que apenas a frequência garante a promoção do aluno. Penso que esta concepção deve-se muito à interpretação equivocada da legislação que trata do tema Progressão Continuada,mas por outro lado tenho certeza que não houve formação prévia para a implantação do novo regime.
    2. Apresente as condições de sua escola que favorecem a implantação do regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos.
    Uma das condições que acredito nossa escola apresenta é o fato de acreditarmos que todos são capazes de aprender, que cada indivíduo apresenta suas particularidades, seu ritmo. Porém temos um grande desafio a enfrentar: derrubar a crença, entre os educandos, que não precisam aprender, que o conhecimento não contribui em nenhum aspecto de suas vidas, que competências desenvolvidads pela escola não tem valor.
    3. Com base nas condições, indique quais processos de recuperação são mais adequados para sua escola.
    Acredito que nossa realidade escolar exige projetos de Recuperação Intensiva, aquela destinada a alunos com extrema defasagem na aprendizagem, principalmente em Língua Portuguesa e matemática.
    4. Aponte e justifique outras necessidades da escola para a implantação do regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos e os respectivos processos de recuperação
    Necessidades da escola: investimento na formação docente, principalmente em temas como Avaliação, letramento, interdisciplinaridade entre outros;investimento no compromisso do aluno com sua própria aprendizagem; contratação de professores especialistas para o trabalho com a recuperação intensiva; investimentos constantes na capacitação dos professores em sua própria área;melhoria dos salários para que possamos nos dedicar a uma única rede de ensino.

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  37. O texto vem como um instrumento esclaredor das determinações legislativas, deixando claro que as mudanças educacionais não são opcionais e sim exigências legaisas. Contudo conforme o texto tais mudanças dependem de varios fatores,os quais nunca adequados, para fazer essa engrenagem funcionar no tempo desejado, como uma unidade.Sei que obstáculos devem ser transpassados, todavia todo carro deve ter seu chefe conduzindo os passageiros ao destino almejado, deixando claro o caminho a seguir e a lingua a ser falada. Acredito que esse seja o passo inicial a ser dado antes d'eu opnar sobre progressão continuada, divisão de ciclos, avaliação, preparação do corpo docente,... primeiro devemos definir o posicionamento da escola sobre cada item para depois propor ações. em nossa escola embora eu conheça a legislação tenho dúvidas sobre vários itens os quais eu acho que devem ser discutidos entre corpo docente e equipe gestora para depois traçarmos objetivos e metas.

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  38. O comentário acima é meu Ana Cláudia

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  39. Está se cumprindo a legislação em relação a constituição cidadã; a CEESP, parte integrante do parecer CEE nº:78/2008 aponta três condições necessárias para uma educação básica de qualidade:
    1: Profissionais envolvidos no trabalho educativo, particularmente docentes, com competência pedagógica, conhecimento especifico sólido e comprometimento com o trabalho;
    2: Escolas equipadas com recursos materiais e tecnológicos que atendam, ainda que basicamente, as necessidades do ensino que ministram;
    3: Opção por estilos de gestão e administração que favoreçam a autonomia da escola, o exercício de liderança pelos gestores escolares e que privilegiem o trabalho em equipe constituída por docentes harmonizados com os objetivos da escola;
    Porém, o baixo desempenho dos alunos com ligeira melhora nos últimos anos esta associada ao fato de não terem sido preenchidas ainda estas condições.
    Pesquisas recentes apontam deficiência da formação docente necessitando investimentos nos profissionais das escolas; Não só na formação inicial mas investindo também em formação continuada de qualidade. A formação deverá ser atrelada as necessidades específicas do ofício de ensinar, que resultam em práticas eficazes, que possibilite alcançar as metas propostas, obedecendo as normas da LDB
    Não se muda uma escola mediante novas leis. Uma reforma escolar não pode ser concebia como marca de um governo ou de partido político, mas sim por vontade política de mudanças que atendam as necessidades de uma realidade escolar. A inovação deve ser criada na própria escola, que objetiva suprir suas lacunas dentro de suas necessidades e se vier de fora, deverá ser acompanhada de mecanismos que permitam ser ela apropriada pelos professores e reconstruída do seu contexto.
    Que sejam levadas em conta a infra-estrutura e as condições de trabalho e à implementação dos ciclos de aprendizagem; entre elas, salas disponíveis para os programas de reforço e os estudos de recuperação paralela.
    Para que se garanta uma educação de qualidade são necessários dois fatores que precisam ser levados em consideração para que, o regime de ciclos produza bons resultados e não signifique promoção sem real aprendizado.
    Adoção de processos de avaliação contínua da aprendizagem para que sejam detectados mais cedo e a implantação de um programa de reforço e de recuperação continua e paralela, a partir da proposta curricular e do projeto pedagógico da cada escola, com materiais específicos para o trabalho com alunos com dificuldades em espaços especializados de aprendizagem e em todo processo a integração família – escola.

    Janete, Maria das Dores, Marcia Perpétua, Marilce e Nádia

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  40. Muito é falado e comentado sobre a educação,sabemos que a participação dos pais na vida escolar do filho, é muito importante, o aluno participativo e interessado produzirá melhor.Todos são capazes de aprender, para isso o aluno deverá estar atento e motivado.A motivação é a base para alcançar seus sonhos. A sala com poucos alunos também é importante.
    Celi de Freitas e Silva Radesca

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  41. .1- Descreva suas dúvidas sobre o regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos.

    R: Tenho dúvidas sobre a progressão continuada, que é fundamentalmente a divisão por Ciclos, tendo como objetivo principal regularizar o fluxo de alunos ao longo da escolarização, ou seja, estar adequando a sua idade/série, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada educando, mas com aprendizagem efetiva.

    2. Apresente as condições de sua escola que favorecem a implantação do regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos.

    R: Através da avaliação contínua ao longo de todo o bimestre, verificada a defasagem na aprendizagem encaminhá-los no reforço e recuperação paralela,o que seria o ideal.Mas o aluno e a família não estão preparados para essa proposta.O aluno não comparece e a família nao cobra do mesmo a importância da recuperação.

    3. Com base nas condições, indique quais processos de recuperação são mais adequados para sua escola.

    R:O mais indicado é a recuperação continuada, pois assim que detectada a defasagem na aprendizagem através das avaliações , o professor deverá retomar este conteúdo utilizando outras estratégias de aprendizagens, respeitando que cada educando tem seu tempo de aprender.Discurso interessante mas a prática nos coloca em outra realidade.Cada tempo de aprendizagem pode ser na verdade a série que ele deveria estar com alunos do mesmo ¨tempo¨de aprendizagem. 4. Aponte ejustifique outras necessidades da escola para a implantação do regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos e os respectivos processos de recuperação.

    R:A aceitação da implantação do Regime de Progressão Continuada pelos professores são um dos fatores que dificultam.
    As condições estruturais da escola, como falta de sala de aula no contraturno, que não deve ser o caso de nossa escola.
    A mobilidade do corpo docente e falta destes docentes em alguns componentes curriculares.A família junto com seus filhos conseguirem entender que a educação é importante e um grande caminho para mudar sua história e de seu país.}Professor Francisco

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  42. Novos saberes e novas técnicas devem ser aplicadas para que haja uma compatibilização da escola com os valores da sociedade.
    O aprendizado de novas tecnologias se faz necessário e também a mudança do ambiente escolar e as relações de quem tenta ensinar e de quem precisa desta educação.

    Reginaldo Castro (prof de física)

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  43. Marcia Perpétua- Geografia
    1.Minha dúvida como a pregressão continuada pode ajudar os alunos com problema sério de aprendizagem, observo que o projeto está aí há anos mas a cada ano aumenta o número de alunos que "passam" pela escola, será que o simples de reorganizar o ciclo I, fará diferença?
    2.Aceitação do corpo docente é um bom começo,mas é necessário que se faça uma reavaliação dessa forma de progressão, porque essa "ajuda" está custando caro para o aluno.
    3. Penso que que a forma como funciona, "passar" para série seguinte, não depende mais do aluno,
    ele vem para escola e pronto.
    4. No caso da nossa escola penso que será a falta de salas e de modo geral a falta de um professor alfabetizador para trabalhar no ciclo II,uma vez que alunos que não sabem o básico.

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  44. Quando pensamos em indisciplina, creio que precisamos fazer um caminho inverso e discutir primeiro o que é disciplina.
    Vários autores já discutiram e escreveram sobre o tema. Neste momento procurarei beber nessas fontes e falar um pouco sobre o tema.
    Para Makarenko disciplina tem um significado restrito e seria um conjunto de regras de condutas, costumes que já foram incorporados, e até mesmo como obediência a esse conjunto de regras.
    Já para Paulo Freire a disciplina implica em uma relação entre o professor e o aluno, em que a autoridade esta situada na liberdade sadia de ambos. Contudo a disciplina é uma tensão permanente, pois a autoridade e a liberdade que existem em seu interior são o que determinam o equilíbrio que a mesma possui, portanto, segundo o autor, a disciplina é uma "relação radicalmente democrática na qual, porém, jamais o educador será igual ao educando, uma vez que eles possuem diferenças"

    Viana, outro autor, coloca a disciplina com sendo um processo consensual, que deve levar em consideração o que deve ser colocado para o bem comum.
    Para Foucault, disciplina é uma forma de dominação e de exercício de poder nos espaços sociais menores, cuja organização não é garantida, no seu cotidiano pelas leis maiores. Essa disciplina controla o corpo e alma, o comportamento integral
    A disciplina pode ser eficaz, somente quando se possui uma meta clara a se atingir, pois o conhecimento exige disciplina.
    Portanto poderíamos entender que disciplina, é um conjunto de regras que servem para o bom andamento da aprendizagem escolar.
    Dentro destas regras temos as baseadas nos valores morais, que são estabelecidas como normas de condutas validas para uma pessoa ou por um grupo construídas socialmente com base em princípios que visam o bem comum, ou seja, em princípios éticos. Por outro lado temos as normas que são estabelecidas por meio de um contrato tácito, convencionais entre as pessoas envolvidas visando um objetivo específico
    Enquanto na primeira a transgressão fere as condutas morais e os princípios éticos, a segunda desestabiliza o que foi combinado gerando assim, a indisciplina.
    No ambiente escolar a transgressão moral deve ser administrada não como indisciplina, mas como atitude que merece uma atenção especial por parte da escola. No caso da transgressão dos combinados, como varia de professor para professor, há de se mediar conforma a situação.
    Os valores morais devem ser discutidos e ensinados na escola sim, visto que a comunidade escolar é um espaço de relações sociais, e como tal é necessário haver regras de conduta para que possamos respeitar uns aos outros independentemente de qualquer combinado que possa haver entre professores e alunos.
    Segundo a autora, a autoridade do professor perante a classe só é conquistada quando ele domina o conteúdo e sabe lançar mão de estratégias eficientes para ensiná-los.
    Quando a conversa é sempre proibida, o professor perde a chance de favorecer a troca de ideias. O papel do professor na construção do conhecimento é conhecer como se dá a aprendizagem e com base nessa compreensão, planejar as aulas, além de ter segurança sobre o conteúdo a ser trabalhado. Embora pareça básica, a medida é um bom caminho para manter a disciplina e para chegar ao objetivo principal que é fazer com que todos aprendam.
    Professora Catalani

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