quarta-feira, 29 de maio de 2013

ATPC - 29/06/2013

O aluno contemporâneo – Geração Z Para compreendemos melhor os alunos contemporâneos precisamos ter claro que eles são indivíduos constantemente conectados por meio de dispositivos portáteis e preocupados com o meio ambiente. Atualmente são chamados de geração Z. Características da geração Z • Convivem com a tecnologia e a ciência e são conhecidos como nativos da internet. • Fazem diversas tarefas ao mesmo tempo. • São imediatistas e críticos e mudam de opinião diversas vezes. • São preocupados com questões ambientais. • Serão profissionais mais exigentes, versáteis e flexíveis. O “Z” vem de zap, do inglês, que significa “fazer algo muito rapidamente” e também “energia” ou ”entusiasmo”. Essas crianças e jovens, mergulhados no mundo virtual, demonstram resistência para o modelo educacional vigente, clamando por novas práticas educacionais, pois a escola hoje, para eles, é chata, não trata de assuntos relevantes e não os estimula com desafios. Pensemos sobre as seguintes questões: PARA REFLETIR! Há quinze anos, nas aulas de informática da escola, víamos as crianças descobrindo as novidades do mundo tecnológico, aprendendo a usar o mouse, o teclado, softwares de produtividade, entre outras coisas. Atualmente, a geração Z chega às salas de aula conhecendo não só os itens já mencionados, mas também participa intensamente de atividades no mundo virtual, solicitando maior velocidade de conexão e dispositivos móveis cada vez mais sofisticados. Enfim, essa geração vive em um mundo conectado. Sendo assim, está cada vez mais próximo o fim das aulas organizadas em torno do livro didático, que tem como seu principal recurso de comunicação o quadro negro e o processo centrado na transmissão de saberes feita pelo professor. A tendência é que os processos de ensino se desenvolvam, cada vez mais, por meio de estratégias colaborativas, que estimulem o diálogo, a resolução de problemas, o trabalho em equipe e o uso de diferentes tecnologias digitais. Enquanto educadores, precisamos, portanto, olhar para essas questões com todo carinho, se quisermos garantir que os alunos aprendam e tenham novas oportunidades para seu futuro pessoal e profissional. Depois de ler e refletir responda: Você concorda com o texto? Justifique sua resposta citando partes do texto. Calendário de fechamento do semestre. 04/06 – 3ª feira – Olimpíada de Matemática 06/06 - Reunião de pais manhã e tarde 10 à 14/06 – Semana de provas manhã, tarde e noite 11 e 12/06 - palestra Proerd manhã e tarde Até 24/06 – digitação de notas 27 e 28 – Conselho do 2º Bim.