quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ATPC - 31/10/2012

Análise do Problema na sua totalidade Antes de mais nada , para enfrentar o problema da disciplina, é necessário compreendê-lo, ou seja, entender o que está acontecendo hoje com a disciplina na sala de aula, na escola (e na sociedade). Com certeza, uma série de fatores influencia, mas devemos analisar como ocorre concretamente – como síntese de múltiplas determinações. No processo de análise é que irão emergindo os determinantes fundamentais do problema em estudo. 1 – ESTADO GERAL DA PERPLEXIDADE Está muito difícil conseguir a disciplina na escola. Vemos muitos professores perplexos, angustiados e pensando até mesmo em desistir da profissão, pois além dos baixos salários, do desprestígio social, ainda “têm que aguentar desaforos e desrespeito” dos alunos em sala de aula, que “não querem nada com nada”. Nas séries iniciais o problema parece menor, mas isto pode ser, de fato, só aparência, pois, por um lado, aí justamente pode estar sendo gestado, só não tendo se manifestado ainda em função da pouca idade; por outro lado, paulatinamente, temos ouvido cada vez mais queixas também destes professores, da 5ª série em diante, atualmente já existe reclamação de professores de 1ª e 2ª série, sem contar alguns casos alarmantes de reclamação de professores de Educação Infantil... Segundo muitos professores, nunca a situação em sala de aula esteve tão difícil como agora. Teria piorado a indisciplina nos últimos trinta/quarenta anos? A tendência é dizer que sim, em especial se considerarmos o nível de decibéis de ruído em sala de aula ... no entanto, poderíamos questionar: de que tipo de indisciplina estamos falando: apenas da ativa ou também da passiva? Neste segundo caso, as coisas já não ficam tão claras... O fato é que a indisciplina que amiúde preocupa o professor é a ativa e esta objetivamente parece ter aumentado. Diante desse fato, partiu-se para uma verdadeira “caça aos culpados”... a)Problema de família” Atualmente o grande foco da crítica e da atribuição de responsabilidades, pelos problemas de indisciplina na escola é o aluno e, em particular, sua família. De fato, percebemos muitas famílias desestruturadas, desorientadas, com hierarquia de valores invertida em relação à escola, transferindo responsabilidades suas para a escola, etc. tudo isto é verdade. Objetivamente, a família não está cumprindo sua tarefa de fazer a iniciação civilizatória: estabelecer limites, desenvolver hábitos básicos. Neste sentido, os educadores têm razão em levantar esta falha. No entanto, esta é a manifestação imediata; isto é o que aparece. O que não se faz é ir além da constatação... A pergunta que pouca gente se faz é: porque a família está do jeito que está? Ao não fazermos esta pergunta, corremos o risco de enveredar por uma crítica quase que moral, como se a família estivesse assim porque decidiu de “livre espontânea vontade”. Talvez, num exercício de descentração, os professores poderiam pensar um pouco sobre sua própria situação: acaso estão dando aula do jeito que estão – sem preparar muito, sem aprofundamento, sem clareza de objetivos, sem renovação metodológica, sem articulação interdisciplinar, sem relacionar os conteúdos com as necessidade dos educandos, etc. – porque decidiram “livremente”? A nosso ver, ao procurarmos entender o que está se passando com a família poderemos entender muito do que está acontecendo com a escola e com os próprios professores, já que tudo está relacionado, qual seja, os “ problemas de família” não se explicam por si mesmos. Além disto, esta compreensão nos ajudará a estabelecer um relacionamento com os alunos e suas famílias menos marcado pela acusação, possibilitando uma autêntica busca de assumir as responsabilidades respectivas, superando o famigerado “empurra-empurra”. b)A Escola mudou ( e o professor também) O professor anda confuso com tudo aquilo que vem acontecendo com ele, com a escola e com a sociedade. Há uma profunda mudança na relação Escola Sociedade e parece que não nos demos conta suficientemente disto. Nossa perspectiva é compreender para superar e não para cair no saudosismo (“Como as coisas eram melhores antigamente”, “No meu tempo...”) É importante fazermos uma análise histórica – ainda que muito breve – para compreender a realidade, o problema em toda sua dimensão. A pergunta que pode orientar esta análise é: o que mudou na escola nos últimos 30/40 anos? O que aconteceu com o professor? Há algumas décadas atrás, tínhamos: - valorização social da escola enquanto instrumento privilegiado de ascensão social; - Status, valorização do professor (como mediador da ascensão social); - Formação mais consistente do professor (em termos da realidade e dos objetivos de então); - Remuneração mais condizente para os professores; - Escola, via professor, como fonte privilegiada de informações; - Apoio incondicional da família à escola; - O perfil dos usuários que frequentavam a escola ( pelo menos os que conseguiam ficar mais, e com sucesso) tinha maior afinidade com o tipo de saber que ali era vinculado. Podemos apontar alguns indícios dessas transformações da escola (e do professor) nas últimas décadas no Brasil: - Expansão quantitativa x deterioração qualitativa; - Aumento efetivo do número de vagas no Ensino Superior na escola particular; - Fragmentação e esvaziamento na formação dos professores; - Diminuição drástica dos salários dos professores; - Parcialização do trabalho do professor no interior da escola: a entrada dos “especialistas”; - Degradação das condições de trabalho (falta de instalações adequadas, equipamentos, material didático, etc.) Paralelamente, houve crescimento do senso crítico dos educadores, com a contribuição, por exemplo, na década de 70, da sociologia crítica francesa. Tudo isto provocou um profundo mal -estar , uma verdadeira crise entre educadores, crise esta, como dissemos, até hoje não compreendida nem resolvida. A nosso ver, um outro fator fundamental para a crise da disciplina na escola e na sala de aula está em queda do mito da ascensão social através da escola. Até há alguns anos atrás, a escola não era também um espaço “agradável”, mas os alunos tinham uma motivação extrínseca: “ser alguém na vida”. Atualmente, com a queda deste mito, fica mais difícil para o professor conseguir um comportamento “adequado” do aluno, ainda que de passividade. c)A Sociedade Mudou À medida que avançamos na análise, constatamos que, na verdade, estas mudanças anteriormente apontadas estão intimamente relacionadas à mudança da sociedade como um todo. Tomando como recorte histórico os últimos quarenta anos, percebemos na sociedade brasileira mudanças profundas. De predominantemente rural, torna-se urbana (com desenraizamento econômico, cultural, afetivo, religioso), havendo um acelerado processo de industrialização e de expansão das telecomunicações. Num período mais recente, podemos observar: - Crise ética (“levar vantagem em tudo”, corrupção, falta de projeto nacional); - Concentração de renda ( o Brasil está entre as dez maiores economias do mundo, mas é o segundo em concentração de renda); - Economia recessiva (investimento na especulação financeira ao invés de na produção); - desemprego, subemprego (reflexo do modelo econômico). Ao mesmo tempo, temos, - Economia baseada na produção de bens de não primeira necessidade; - Meios de comunicação nas mãos de poucos e poderosos grupos; - Gasto elevadíssimo e alta qualidade da propaganda nos meios de comunicação. Este processo fortíssimo de indução ao consumismo vai levando a uma infantilização da sociedade, onde há busca de satisfação imediata do prazer, baixando a capacidade de tolerância à frustração, aumentando a agressividade, a violência. A concentração de renda no país e a ânsia de consumo, são dois fatores que influenciam a dinâmica familiar, tendo como consequências: - O homem trabalha mais; - A mulher vai para o mercado de trabalho; - A preocupação com o desemprego; - Menos tempo (quantitativo e sobretudo, qualitativo) para a família. Os responsáveis pela família de classe pobre acabam tendo que trabalhar mais para garantir a sobrevivência. Os de família de classe média e alta, de um modo geral, trabalham mais para consumir mais e sustentar um padrão de vida sempre mais elevado que os demais. (In)Disciplina – Celso Vasconcelos Reflita e responda as perguntas a seguir. 1) Segundo o autor, quais são os fatores que influenciam na indisciplina em sala de aula hoje? 2) De fato percebemos que as famílias estão desestruturadas e com valores invertidos transferindo suas responsabilidades para a escola e não estão cumprindo o seu papel de estabelecerlimites e desenvolver hábitos básicos. De acordo com Celso Vasconcelos, qual seria a importância de entendermos as mudanças pelas quais vem passando a família? 3) Quais foram as mudanças que aconteceram com a escola e com o professor nos últimos anos? 4) Segundo o texto, qual era a motivação que os alunos tinham há alguns anos atrás para freqüentar a escola?

22 comentários:

  1. Bom vamos ser realistas com a causa e problemas aos quais somo mais vítimas:
    1- FHC com seus companheiros criaram a progressão continuada para melhorar a imagem do país lá fora, um país grande cheio de analfabetos e repetentes;
    2- Além da desvalorização do professor, foi criado um livro de direitos (sem deveres) chamado ECA.
    3- Os salarios dos professores continuam banalizados até hoje
    4- A profissão é desmotivante por uma AVALANGE de fatores
    5- O estudo é desmotivante para o aluno pois o mesmo não tem desafio. Se estudar passa de série, se ir jogar videogame ou ir dormir passa do mesmo jeito. Como consequência teremos trabalhadores de fabrica capazes apenas de apertar botões e parafusos, mas incapazes de fazer criações ou inovações, incapazes de ser autônomos resumindo pessoas medíocres, no teor da palavra.
    6- Pais são coniventes com a situação, pois recebem dinheiro do governo e querem mais é "despejar" os filhos na escola
    7- Muitos pais de hoje são influenciados pela mentira dos filhos e pela mídia que faz falsas propagandas em relação ao conhecimento, ao empenho e a ética dos professores

    POR: Prof. Esp. Fábio Silva Jacinto
    Educação Física

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  2. jovilda ramos de oliveira1 de novembro de 2012 às 18:56

    1) Famílias desestruturadas,desorientadas,sem limites,e que não estão ensinando os valores morais básicos.
    2)É importante porque entendendo o que se passa com a família podemos entender o que está acontecendo com o aluno na escola.
    3)Desvalorização social da escola,Expansão quantitativa e a deterioração qualitativa,Aumento de vagas na escola particular,Fragmentação e esvaziamento na formação de professores,Diminuição dos salários,Entrada de "especialistas" e condições de trabalho muito ruins.
    4)A escola era vista pela sociedade como ascensão social porque o estudante queria "ser alguém na vida" atualmente esse mito caiu.

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  3. Resumidamente, segundo Celso Vasconcelos, os principais fatores que influenciam a indisciplina em sala de aula são: desinteresse pelas atividades escolares (saber para quê ?)demonstrado pelos alunos e despreparo dos professores, que entregam-se à desmotivação ( salários baixos, desrespeito, desprestígio social, falta de apoio das famílias dos alunos) .
    O autor concorda com a reclamação dos professores quanto à falta dde apoio familiar, precário e, muitas vezes, inexistente, mas a justifica devido à necessidade dos pais de trabalharem fora para garantir seu sustento numa sociedade cada vez mais exigente. Cobra da escola mais apoio e compreensão, mas não fala em nenhum
    momento das salas numerosas, do desgaste psicológico que o professor sofre (além do físico...) de não haver mobilização social efetiva de apoio às suas reivindicações tão antigas !
    Os alunos acreditavam na ascensão social proporcionada pelo conhecimento que a escola ministrava, pelo saber que detinha. Seu "progresso" social seria alcançado com o auxílio do professor, figura que era valorizada e respeitada dentro da escola e fora dela !
    Podemos concluir que, segundo o autor,as mudanças sociais necessárias à economia e ao crescimento demográfico deixaram um vazio de valores sociais, culturais e éticos, preenchido avidamente pelo consumismo e que este quadro deve ser mudado.
    Particularmente, vejo a escola como o mais importante local para que a realidade social seja discutida, alterada...Porém, sem apoio, será que nós, educadores, teremos força para tanto ?...

    Prof.ª Neuda

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  4. Nilsa de Fátima Cursino
    1)O PRIMEIRO TIPO SÃO AS REGRAS MORAIS, CONSTRUÍDAS SOCIALMENTE COM BASE EM PRINCÍPIOS QUE VISAM O BEM COMUM, OU SEJA, EM PRINCÍPIOS ÉTICOS. POR EXEMPLO, NÃO XINGAR E NÃO BATER. SOBRE ESSAS, NÃO HÁ DISCUSSÃO: ELAS VALEM PARA TODAS AS ESCOLAS E EM QUALQUER SITUAÇÃO.
    O SEGUNDO TIPO SÃO AS REGRAS CONVENCIONAIS, DEFINIDAS POR UM GRUPO COM OBJETIVOS ESPECÍFICOS. AQUI ENTRAM AS QUE TRATAM DO USO DO CELULAR E DA CONVERSA EM SALA DE AULA, POR EXEMPLO. NESSE CASO, A QUESTÃO NÃO PODE SER FECHADA. ELA NECESSARIAMENTE VARIA DE ESCOLA PARA ESCOLA OU AINDA DENTRO DE UMA MESMA INSTITUIÇÃO, CONFORME O MOMENTO. OS ALUNOS NÃO ENXERGAM E NÃO SENTEM NECESSIDADE DE RESPEITAR UM REGIMENTO QUE NÃO SE SUSTENTA E MUITAS VEZES ACABAM SE VOLTANDO CONTRA AS NORMAS. A SITUAÇÃO PIORA AINDA MAIS SE ESSAS CONVENÇÕES SE BASEIAM EM PERMISSÕES PROIBIÇÕES E CASTIGOS SEM NENHUM TIPO DE NEGOCIAÇÃO. ESSE CAMINHO É INEFICAZ.
    2) As questões ligadas à vida em grupo (convivência) e a moral devem ser tratadas como conteúdo de ensino?
    Com certeza,NÃO ADIANTA EXIGIR QUE OS ALUNOS CUMPRAM AS TAREFAS SE A ESTRATÉGIA DE ENSINO E O TEMA NÃO DIZEM NADA A ELES.
    3) Segundo a autora , como a autoridade do professor é conquistada?6. OS CONFLITOS ENTRE ALUNOS E ENTRE ALUNOS E PROFESSORES SÃO PROBLEMÁTICOS E A GESTÃO DESTES CONFLITOS É FUNDAMENTAL PARA GARANTIR A PAZ NA ESCOLA. A PRÁTICA, PORÉM, É OUTRA POIS PROCURA-SE EVITAR OS CONFLITOS, VISTOS COMO ALGO ANTINATURAL. PARA TANTO UTILIZA - SE CÂMERAS, INSPETORES E MARCAÇÃO CERRADA SOBRE OS ALUNOS.GASTA-SE TEMPO TENTANDO IMPEDIR OU ANTECIPAR QUALQUER TIPO DE ENCRENCA. MAS SE O CONFLITO OCORRE ENTRE ADULTOS, POR QUE NÃO PODE OCORRER ENTRE CRIANÇAS E JOVENS? QUANDO ALGO FOGE DESSE IMAGINADO CONTROLE, O IMPULSO É MANDAR PARA A DIRETORIA OU CENSURAR. MAS O IDEAL É RESPIRAR, SE CONTROLAR E RECONHECER QUE O EMBATE PERTENCE AOS ENVOLVIDOS. NO CASO DE UMA DISCUSSÃO MAIS QUENTE ENTRE A GAROTADA, O CAMINHO É RELATAR O QUE VOCÊ VIU COM LINGUAGEM DESCRITIVA E OUVIR AS PARTES. ISSO DEMONSTRA RESPEITO PELOS VALORES DE CADA UM. QUANDO O CONFLITO É COM VOCÊ, COMPORTE-SE SEMPRE COM SABEDORIA. A AGRESSÃO NÃO É PESSOAL, MAS CONTRA UM FATO COM O QUAL O ALUNO NÃO CONCORDA. NEM SEMPRE HAVERÁ SAÍDA, JÁ QUE AS RELAÇÕES HUMANAS SÃO COMPLEXAS. É PRECISO TER PACIÊNCIA. A APRENDIZAGEM É GRADUAL E RESULTA DA REFLEXÃO CONTÍNUA, DO DIÁLOGO E DA COERÊNCIA NOS PROCEDIMENTOS. OS MEDIADORES DESSE PROCESSO DEVEM SE PAUTAR POR AÇÕES TRANSPARENTES E CONVICTAS.
    4) Comente a frase: "Quando a conversa é sempre proibida, o professor perde a chance de favorecer o diálogo?
    Sim pois os alunos na verdade gostam e se interessam pelo proibido,acredito que em qualquer situação proibida numa salade aula não deixa de fazer parte do dia a dia do aluno e se perdermos a chance de imadiatamente encaixar como um tema transversal na disciplina ,com certeza colocaremos um espaço vazio que o aluno automáticamente ira completá-lo justamente com a indisciplna.

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  5. Segundo o autor existem 3 fatores que estão intimamente ligado à indisciplina em sala de aula hoje: a desestruturação da família (inversão de valores, troca de papéis, etc), as mudanças relacionadas à escola (democratização, função e estruturada escola, valorização dos profissionais, etc) e mundanças na sociedade.
    Em relação aos problemas familiares de nossos alunos, é importante que possamos tomar conhecimento para entendermos o que que acontece com o aluno dentro da escola (pois ele somente reproduz o que aprende em casa) para sabermos como agir para atingir esse aluno.
    As mudanças que aconteceram com a escola e professor foram: Expansão quantitativa x deterioração qualitativa; aumento efetivo do número de vagas no Ensino Superior na escola particular; fragmentação e esvaziamento na formação dos professores; diminuição drástica dos salários dos professores; parcialização do trabalho do professor no interior da escola: a entrada dos “especialistas”; degradação das condições de trabalho (falta de instalações adequadas, equipamentos, material didático, etc.).
    Embora, antigamente os alunos tivessem um tratamento diferente do que tem na escola hoje, eles tinham um estímulo para frequentar a escola: "ser alguém na vida", motivação que não existe hoje por parte dos nossos alunos.

    Profª Suellen Araujo

    Ciências

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  6. Segundo Vasconcelos, os professores poderiam pensar um pouco sobre sua própria situação: acaso estão dando aula do jeito que estão – sem preparar muito, sem aprofundamento, sem clareza de objetivos, sem renovação metodológica, sem articulação interdisciplinar, sem relacionar os conteúdos com as necessidade dos educandos, etc. ”
    Ainda segundo Vasconcelos, a escola mudou ( e o professor também) O professor anda confuso com tudo aquilo que vem acontecendo com ele, com a escola e com a sociedade. Há uma profunda mudança na relação Escola Sociedade e parece que não nos demos conta suficientemente disto.Um outro fator fundamental para a crise da disciplina na escola e na sala de aula está em queda do mito da ascensão social através da escola. Até há alguns anos atrás, a escola não era também um espaço “agradável”, mas os alunos tinham uma motivação extrínseca: “ser alguém na vida”.
    Ligia

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  7. Quero comentar os intens a, b e c listados pelo autor do texto:
    a)A escola não tem que resolver problemas familiares,já que ela não consegue resolver nem os seus internamentes,"cada macaco no seu galho",esta definitivamente não é função da escola. Seus educandos sim, esses bem direcionados posteriomente tentarão mudanças em seus lares.
    b)Mudou no comprometimento,ninguém assume um compromisso ferrenho com a instituição,desde a direção até as encarregadas da limpeza, todos sem exeção agem como se estivessem de passagem pela escola,de olho no tempo que falta pra fugir,digo ir pra casa (aposentar).
    c)A sociedade brasileira não mudou,continuamos comportalmentemente colonialista,500 anos depois das invasões continuamos servilmente suprindo de matéria prima os que antes nos roubavam,dizer que houve mudanças é não enxergar o obvio.Isto sim é um sinal claro de que nossa escola falhou na sua maior importância que era criar uma sociedade critica.

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  8. Falar de indisciplina é levar o professor a uma grande angustia,pois sabemos que ainda será o grande problema a ser enfrentado pela educação brasileira. Não podemos contar com as famílias,pois muitos pais foram educados dentro dos modelos que não tinha um caminho definido, mas sim tudo estava sendo testado.Passaram por uma escola que nada cobrava do aluno,pelo contrário sempre valorizou aquele que não tinha compromisso e este modelo persiste.Aquele que não estuda tem recuperação programada e deve de ter toda a atenção do professor,mas o que estuda é esquecido pois não tem programas estabelecidos pela escola para que eles possam avançar.ENFIM a sociedade precisa mudar seus valores para que possamos mudar este país.professor Chiquinho

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  9. Enquanto existir a progressão continuada, os alunos não terão interesse em estudar e nem parar com a indisciplina, pois, sabe que passa para o ano seguinte.

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  10. Problemas de família: muitas desorientadas, desestruturadas vivendo uma inversão total de todos os tipos de valores,atribuem à escola até a educação que deveria ser dada em casa.
    A necessidade de conhecer o ambiente em que vive o aluno, saber o que se passa com a família vendo-o primeiro como pessoa para depois vê-lo como estudante e entender o que se passa com ele no ambiente escolar.
    Expansão quantitativa x deterioração qualitativa com o aumento de vagas no ensino superior na escola particular, esvaziamento na formação dos professores, condições de trabalho ruins e redução de salários.
    A motivação era "ser alguém na vida" ter um diploma era ter praticamente garantia de emprego, de um bom salário e de status social.
    marina

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  11. 1) Os problemas familiares e as mudanças ocorridas tanto na escola como na sociedade.
    2) Pela relação existente entre a família e a escola, visto que os problemas familiares podem desencadear problemas escolares. Além disto, esta compreensão, segundo Celso, nos ajudará a estabelecer um relacionamento com os alunos e suas famílias menos marcado pela acusação, possibilitando uma autêntica busca de assumir as responsabilidades respectivas.
    3) - Desvalorização social da escola enquanto instrumento privilegiado de ascensão social; - Desvalorização do professor (como mediador da ascensão social); - Remuneração não condizente para os professores; - Escola, via professor, não é mais vista como fonte privilegiada de informações; - Falta de apoio da família à escola; dentre outras. Paralelamente, houve crescimento do senso crítico dos educadores, com a contribuição, por exemplo, na década de 70, da sociologia crítica francesa. Tudo isto provocou um profundo mal -estar , uma verdadeira crise entre educadores, crise esta, como dissemos, até hoje não compreendida nem resolvida.
    4) A ascensão social, ou seja, “ser alguém na vida”.
    Viviane

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  12. 1) Segundo o autor, quais são os fatores que influenciam na indisciplina em sala de aula hoje?

    O fato das famílias estarem desestruturadas e passar a responsabilidades para a escola, que até então eram dos pais limi- tes e convivo social

    2) De fato percebemos que as famílias estão desestruturadas e com valores invertidos transferindo suas responsabilidades para a escola e não estão cumprindo o seu papel de estabelecerlimites e desenvolver hábitos básicos. De acordo com Celso Vasconcelos, qual seria a importância de entendermos as mudanças pelas quais vem passando a família? 3)

    para trabalharmos estes valores em sala de aula.


    3) Quais foram as mudanças que aconteceram com a escola e com o professor nos últimos anos?



    a escola não é vista mais como uma ponte de ascensão social.
    os professores não tem mais o devido respeito, a valorização profissinal.


    1 4) Segundo o texto, qual era a motivação que os alunos tinham há alguns anos atrás para freqüentar a escola?


    para ter um ascensão social, como diz no texto tem que estudar para se alguém na vida, e alguns fatores do inconsciente coletivo como levar vantagem em tudo, etc


    ADEMILSON

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    1. É preciso repensar a escola! Da forma que a educação vem sendo conduzida está muito claro que não funciona e a mudança principal passa pela valorização do profissional da educação, enquanto isso não ocorrer todas as discussões serão em vão.
      Rosana

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    2. Segundo o autor Celso Vasconcelos:
      A) Além dos baixos salários, do desprestígio social, ainda “têm que aguentar desaforos e desrespeito” dos alunos em sala de aula, que “não querem nada com nada”.
      B) Ao procurarmos entender o que está se passando com a família poderemos entender muito do que está acontecendo com a escola e com os próprios professores, já que tudo está relacionado, qual seja, os “ problemas de família” não se explicam por si mesmos. Além disto, esta compreensão nos ajudará a estabelecer um relacionamento com os alunos e suas famílias menos marcado pela acusação, possibilitando uma autêntica busca de assumir as responsabilidades respectivas, superando o famigerado “empurra-empurra”.
      C) Tomando como recorte histórico os últimos quarenta anos, percebemos na sociedade brasileira mudanças profundas. De predominantemente rural, torna-se urbana (com desenraizamento econômico, cultural, afetivo, religioso), havendo um acelerado processo de industrialização e de expansão das telecomunicações.
      D) Até há alguns anos atrás, a escola não era também um espaço “agradável”, mas os alunos tinham uma motivação extrínseca: “ser alguém na vida”. Atualmente, com a queda deste mito, fica mais difícil para o professor conseguir um comportamento “adequado” do aluno.
      Pádua Dias.

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  13. Nossos alunos ,na maioria, vivem em lares com estrutura de família falida, diferente de outros tempos....onde falta limite, educação, comprometimento, respeito com o próximo, etc.
    Acho que se tivéssemos uma proximidade maior com a relação comunidade - escola, poderia ajudar a entender alguns problemas e consequentemente, melhorar o aproveitamento no geral.
    A Expansão quantitativa e a deterioração qualitativa,Aumento de vagas na escola particular,Fragmentação e esvaziamento na formação de professores,Diminuição dos salários,Entrada de "especialistas" e condições de trabalho muito ruim, Desvalorização social da escola.
    A escola possuía outra função na vida do aluno, a de ajudá-lo a ser alguém na vida...., essa ideia atualmente não existe mais, infelizmente.
    Vania - Arte

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  14. 1) Segundo o autor, quais são os fatores que influenciam na indisciplina em sala de aula hoje?
    Problema de família” Atualmente o grande foco da crítica e da atribuição de responsabilidades, pelos problemas de indisciplina na escola é o aluno e, em particular, sua família; a Escola mudou ( e o professor também) O professor anda confuso com tudo aquilo que vem acontecendo com ele, com a escola e com a sociedade; A Sociedade Mudou À medida que avançamos na análise, constatamos que, na verdade, estas mudanças anteriormente apontadas estão intimamente relacionadas à mudança da sociedade como um todo.
    2) De fato percebemos que as famílias estão desestruturadas e com valores invertidos transferindo suas responsabilidades para a escola e não estão cumprindo o seu papel de estabelecer limites e desenvolver hábitos básicos. De acordo com Celso Vasconcelos, qual seria a importância de entendermos as mudanças pelas quais vem passando a família?
    A nosso ver, ao procurarmos entender o que está se passando com a família poderemos entender muito do que está acontecendo com a escola e com os próprios professores, já que tudo está relacionado, qual seja, os “ problemas de família” não se explicam por si mesmos. Além disto, esta compreensão nos ajudará a estabelecer um relacionamento com os alunos e suas famílias menos marcado pela acusação, possibilitando uma autêntica busca de assumir as responsabilidades respectivas, superando o famigerado “empurra-empurra”.
    3) Quais foram as mudanças que aconteceram com a escola e com o professor nos últimos anos?
    valorização social da escola enquanto instrumento privilegiado de ascensão social; - Status, valorização do professor (como mediador da ascensão social); - Formação mais consistente do professor (em termos da realidade e dos objetivos de então); - Remuneração mais condizente para os professores; - Escola, via professor, como fonte privilegiada de informações; - Apoio incondicional da família à escola; - O perfil dos usuários que frequentavam a escola ( pelo menos os que conseguiam ficar mais, e com sucesso) tinha maior afinidade com o tipo de saber que ali era vinculado. Podemos apontar alguns indícios dessas transformações da escola (e do professor) nas últimas décadas no Brasil: - Expansão quantitativa x deterioração qualitativa; - Aumento efetivo do número de vagas no Ensino Superior na escola particular; - Fragmentação e esvaziamento na formação dos professores; - Diminuição drástica dos salários dos professores; - Parcialização do trabalho do professor no interior da escola: a entrada dos “especialistas”; - Degradação das condições de trabalho (falta de instalações adequadas, equipamentos, material didático, etc.) Paralelamente, houve crescimento do senso crítico dos educadores, com a contribuição, por exemplo, na década de 70, da sociologia crítica francesa. Tudo isto provocou um profundo mal -estar , uma verdadeira crise entre educadores, crise esta, como dissemos, até hoje não compreendida nem resolvida.
    4) Segundo o texto, qual era a motivação que os alunos tinham há alguns anos atrás para freqüentar a escola?
    A escola era vista pela sociedade como ascensão social porque o estudante queria "ser alguém na vida" atualmente esse mito caiu.
    Profª Jeniffer

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  15. respondendo:
    1 e 2)Com a destruturação familiar e a inversão dos valores, fica mais acentuada a falta de limites, de respeito, de valorização do meio, do comprometimento e de sonhos por parte dos alunos, que os pais muitas vezes repassa essa responsabilidade para a escola, pois a mesma não se encontra adequadamente estruturada para lidar com o contexto atual.È preciso entender e compreender o que está acontecendo com a comunidade familiar, trazendo-a para mais proximo da escola.


    3)O professor está passando por umas das piore fases da profissão, onde se destaca o baixo salário, sendo visto com mais uma simples ferramenta da educação, salários inadequados, falta de capacitação, dificuldade de inserir no rede com contratos não viáveis,falta de estrutura nas escolas, muitas vezes ficam a mercer da violência.
    O profesor precisa de apoio eparcerias em todos seguimentos.

    4) O aluno era importante e relmente tinha familia, tinha sonhos porque algém divia esse sonho com ele, era mais dificil ter conforto, os estudos eram um meio de obter ascensão social ou seja conseguir algo, mesmo que era de pequeno ou grande valor pessoal. O professor quer formar cidadãos, mais os alunos poucam interessam pelos estudos, para muitos vai a escola por ir, não pensam no futuro, estudar para que? Pensam no imediato e não no amanhã.
    È preciso valorizar a educação, principalmente o lado do professor, porque ainda é o melhor caminho para alcançar-mos uma melhor qualidade de vida.
    Alessandra

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  16. 1) Segundo o autor, quais são os fatores que influenciam na indisciplina em sala de aula hoje?
    A indisciplina é, ao meu ver, causada pela falta de interesse por parte dos alunos e responsáveis, pois esses não perdem tempo em acompanhar e educar seus filhos para um futuro melhor. Na mentalidade de nossos aluno de hoje ,o estudo é apenas algo chato que eles têm obrigação de frequentar.
    2) De fato percebemos que as famílias estão desestruturadas e com valores invertidos transferindo suas responsabilidades para a escola e não estão cumprindo o seu papel de estabelecer limites e desenvolver hábitos básicos. De acordo com Celso Vasconcelos, qual seria a importância de entendermos as mudanças pelas quais vem passando a família?
    A nova constituição de família hoje é bem diferente que no passado, mas isso não deveria ser consequência para a falta de valores em nossos jovens.Pois os valores básicos a ser transmitido aos filhos, podem ser inserido por qualquer família, seja ela só de: mãe, ou pai separado,vó e vô, casais gays, etc.Pois esses valores são a base de uma sociedade.
    3) Quais foram as mudanças que aconteceram com a escola e com o professor nos últimos anos?
    A maior mudança é a progressão continuada, que faz com que os alunos não se preocupem em estudar , pois mesmo assim passará para o próximo ano.E consequentemente essa falta de interesse faz com que os professores também não tenham motivação para mudar o quadro.(Fora o baixo salário)
    4) Segundo o texto, qual era a motivação que os alunos tinham há alguns anos atrás para frequentar a escola?
    Antigamente a escola era um local agradável de se frequentar, hoje é meramente um espaço para brincadeiras e descaso com os que querem estudar.
    Roberta

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  17. Necessita-se urgente de valorizar a educação!!!Uma reforma educacional onde possa abraçar todos os segmentos da sociedade !!!Talvez isso possa resgatar a educação pública do quadro onde se encontra!!!

    Walter

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  18. A educação precisa ser valorizada, pois enquanto houver a progressão continuada, os alunos não terão interesse em aprender pois sabem que irão ser aprovados para o ano seguinte.
    Regiane - Física

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