quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ATPC - 25/02/2013 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2013 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. ________________________________________ Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais. H3 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas. H4 - Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação. Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. H5 - Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema. H6 - Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. H7 - Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social. H8 - Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística. Competência de área 3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade. H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social. H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas. H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos. Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos. H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos. Competência de área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. H16 - Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. H17 - Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional. Competência de área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. H19 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. H20 - Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional. Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. H21 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. H24 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras. Competência de área 8 - Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. H26 - Relacionar as variedades lingüísticas a situações específicas de uso social. H27 - Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação. Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar. H28 - Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação. H29 - Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação. H30 - Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem. ________________________________________ Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais. H2 - Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem. H3 - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. H4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas. H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos. Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. H7 - Identificar características de figuras planas ou espaciais. H8 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma. H9 - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. Competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. H10 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. H11 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano. H12 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. H13 - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente. H14 - Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas. Competência de área 4 - Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. H15 - Identificar a relação de dependência entre grandezas. H16 - Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais. H17 - Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação. H18 - Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas. Competência de área 5 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas. H19 - Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas. H20 - Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas. H21 - Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos. H22 - Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação. H23 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos. Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. H24 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. H25 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. H26 - Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos. Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística. H27 - Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de freqüências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos. H28 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade. H29 - Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação. H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade. ________________________________________ Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Competência de área 1 - Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. H1 - Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos. H2 - Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. H3 - Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. H4 - Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade. Competência de área 2 - Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos. H5 - Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano. H6 - Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum. H7 - Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida. Competência de área 3 - Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. H8 - Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos. H9 - Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos. H10 - Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais. H11 - Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos. H12 - Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios. Competência de área 4 - Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais. H13 - Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos. H14 - Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros. H15 - Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos. H16 - Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos. Competência de área 5 - Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. H17 - Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. H18 - Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam. H19 - Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental. Competência de área 6 - Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. H20 - Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes. H21 - Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo. H22 - Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais. H23 - Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas. Competência de área 7 - Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico- tecnológicas. H24 - Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas. H25 - Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção. H26 - Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos. H27 - Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios. Competência de área 8 - Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico- tecnológicas. H28 - Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros. H29 - Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou produtos industriais. H30 - Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente. ________________________________________ Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura. H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades. Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos. H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial. H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica. Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais. H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades. H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas. H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história. Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social. H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais. H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano. H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho. Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social. H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades. H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades. H25 - Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social. Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem. H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos. H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos. H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas. TAREFA: 1. Elaborar uma questão que contemple pelo menos uma competência e uma habilidade para uma das séries que você leciona.

21 comentários:

  1. Para os 6.ºs Anos, um filme interessante é "A Cor do Paraíso", falando dos sonhos, do desejo de sentir-se amado pela família e das dificuldades de relacionamento e de aceitação de um menino cego.
    Competências : análise oral de personagem de filme; observação de perfil de personagem; análise de enredo; compreensão do tempo psicológico e do tempo cronológico na narrativa.
    Habilidades : analisar personagem em narrativa escrita; resumir enredos; comparar personagens em narrativas escritas e em filmes; criar perfil de personagem e enredo para suas produções orais e escritas.
    Neuda

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  2. Para os 7ºs anos , exercícios de fixação de modos e tempos verbais através de folha impressa. Ex:
    a) Como_____________concluir a viagem, se fiquei sem dinheiro? (poder – futuro presente )
    b) Nós_______________e_____________o trabalho.( saber- fazer-preteríto perfeito ).
    ELAINE

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  3. Atividade de dança pedir aos alunos que apresentem alguns movimentos de dança. Propor uma atividade com as funções biomecânicas do corpo. Iniciar solocitando-lhes que experimentem dobrar, esticar e torcer os braços e tentem perceber como isso ocorre. Sugerir, em seguida, que experimentem o mesmo exercício com as pernas e depois com o tronco. Usar diferentes alturas do espaço, isto é, os níveis baixo, médio e alto: no chão, de joelhos e em pé. Em seguida ao som de uma música ou instrumento, indicar a seus alunos que experimentem dobrar, esticar e torcer, locomovendo-se pelo espaço. Fazer uma roda e conversar com os alunos. Perguntar como estão se sentindo, se as formas criadas parecem alguma coisa. Se eles já haviam pensado ou percebido que o corpo dobra, estica e torce? O que aprenderam? As danças conhecidas por eles contêm esses movimentos?
    Neste projeto o aluno: reconheça o corpo como produtor de significados, produza movimentos e danças :experimentando, improvisando, criando:analise e aprecie o seu trabalho criativo, o dos colegas e de outras apresentações de danças; contextualize e reflita sobre a sua própria produção, a dos colegas e outras apresentações de danças.
    No final o aluno deve conhecer as funções biomecânicas básicas do corpo: dobrar, esticar e torcer: reconhecer os níveis alto,médio e baixo; conhecer os fatores de movimentos: fluência,e espaço, peso e tempo; conhecer contextos e a história da produção de algumas danças.
    Atividade desenvolvida no 6º ano
    miriam

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  4. Para os 1.ºs anos do ensino médio, um DIÁLOGO é interessante e significativo.
    Competências e habilidades : ler, comunicar-se,compreender, analisar e interpretar, bem como as finalidades do mesmo em usos sociais. Reconhecer o tema geral, a organização do gênero textual e antecipar informações em um texto.

    Professoras: Eulália e Priscila- Língua Inglesa

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  5. Jovilda Ramos de Oliveira1 de março de 2013 às 12:07

    Para os terceiros anos do ensino médio:H4 Reconhecer posiçõea críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação. Essa habilidade será conseguida através das video aulas sobre literatura e gramática.
    Jovilda -literarura e Português

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  6. Trabalho política .Leitura de uma matéria politica onde se trabalha o gênero notícias onde você espera desenvolver a habilidade da leitura,argumentação na defesa do seu ponto de vista.O trabalho bem feito resulta em cidadãos críticos e bem politizado.Professor Francisco

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  7. Primeiros anos do ensino médio: ler, escrever e interpretar. Poema "Luar do meu sertão" de Catulo da Paixão Cearense para análise. Leva o aluno a comparar a vida urbana com todo seu dinamismo capaz de gerar renda e "qualidade" de vida e o dia-a-dia do caboclo, que apesar de reduzida as condições de gerar renda, gerar dinheiro, tem a melhor das qualidades de vida: a paz de espírito.

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  8. Primeiros anos do ensino médio: ler, escrever e interpretar. Poema "Luar do meu sertão" de Catulo da Paixão Cearense para análise. Leva o aluno a comparar a vida urbana com todo seu dinamismo capaz de gerar renda e "qualidade" de vida e o dia-a-dia do caboclo, que apesar de reduzida as condições de gerar renda, gerar dinheiro, tem a melhor das qualidades de vida: a paz de espírito.

    Profº Tadeu

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  9. Para as 8ª séries, é possível mostrar aos alunos como a Matemática está presente em várias situações do nosso cotidiano e como ela nos dá condições para compreendermos e argumentarmos sobre vários fenômenos sociais. Ao abordar os assuntos Plano Cartesiano, Sistemas de Equação, Função e representação gráfica ou até mesmo Estatística, podemos ilustrar as aulas utilizando primeiramente os diversos tipos de gráficos e tabelas, contidos em jornais, revistas, etc, que são usados em diversos setores da sociedade. É possível também, propor aos alunos a elaboração de pesquisas sobre alguns assuntos relevantes, com posterior tabulação dos dados e construção de gráficos no Laboratório de Informática. Com esse trabalho com os gráficos e tabelas, acredito que os alunos conseguem compreender melhor para que serve cada tipo de gráfico e também como interpretá-los, relacionando as grandezas envolvidas.
    As competências e habilidades desenvolvidas nesta atividade são:
    Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. H24 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. H25 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. H26 - Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.


    Profª Sirlene - Matemática

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  10. Escolhi,2ºs anos pois estamos terminando um trabalho sobre diversidade cultural,onde Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas é uma competênciae com as habilidades d e desenvolver o senso crítico dos alunos para que estejam aptos a pensar sobre a diversidade.Para isso vou nesta semana passar o filme "Os DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOs"

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    1. Leitura de um texto sociológico apresentando-o de diferentes formas, para enfrentar situações-problema diante de uma visão crítica que requer tomada de decisões, interpretando os possiveis resultados.
      Marina

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  11. 1) Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo relativo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira de cerca de 2,5 milhões de toneladas, 40% destinam-se à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo de séculos. Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada é:
    a) proibir a produção de plásticos e substituí-los por materiais renováveis como os metais.
    b) incinerar o lixo de modo que o gás carbônico e outros produtos resultantes da combustão voltem aos ciclos naturais.
    c) queimar o lixo para que os aditivos contidos na composição dos plásticos, tóxicos e não degradáveis sejam diluídos no ar.
    d) estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria prima não renovável e o acúmulo de lixo.
    e) reciclar o material para aumentar a qualidade do produto e facilitar a sua comercialização em larga escala.

    Competência de área 3 - Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. H10 - Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.

    Viviane

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  12. resolver situações prolemas envolvendo conhecimentos numéricos,geométricos e trigonométricos Valério

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  13. 1 - Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.


    A mãe tem o dobro da idade do seu filho, a soma da idade dos dois é igual a 63. Qual a idade da mãe?

    Ademilson

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  14. ÁREA 3 - H 13 : PARA O 1º BIM, CONSTRUIR E APLICAR CONCEITOS DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA A COMPREENSÃO DE FENÔMENOS HISTÓRICOS-GEOGRÁFICOS,DA PRODUÇÃO TECNOLÓGICA E MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS, E REPRESENTAÇÕES EM DIFERENTES SOCIEDADES, ÉPOCAS E LUGARES.
    # ANÁLISE DOCUMENTAL: LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO
    TEMA: IMPERIALISMO, GOBINEAU E O RACISMO

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  15. Competência da área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
    H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

    Atividade para alunos do 8ºano.

    Os alunos deverão ser desfiados a analisar e comparar gravuras antigas(Siderúrgica Inglesa de 1856,Fábrica têxtil do séc.XIX,entre outras) ,fazendo interferências a respeito:
    - das condições ambientais da cidade;
    -da qualidade de vida de seus habitantes;
    -da alteração da vida cotidiana com a intalação das industrias.

    Profª Janete - Geografia

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  16. Atividade para as 7ª séries.

    " NÃO SE ESQUEÇA: A DENGUE SE COMBATE TODO DIA."

    A frase acima é utilizada na propaganda de combate ao mosquito transmissor da dengue.

    Ela sugere que a epidemia de dengue:

    a) já foi solucionado.
    b) é mais grave de dia do que a noite.
    c) exige atenção permanente.
    d) não preocupa os orgãos governamentais.

    Fernanda - Ciências

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  17. Língua portuguesa Turma 1 F
    Como elaborar um artigo de opinião?
    Elaborar um momento para ouvir o conhecimento prévio de artigo de opinião
    Conceituar o que é um artigo de opinião/onde ela vincula/explicar o porquê de se escrever esse gênero.
    Realizar leituras de modelos de artigos de opinião.
    Estruturar como elaborar um artigo de opinião.
    Sugerir temas polêmicos.
    Competências –
    Dominar a norma culta da Língua Portuguesa / IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
    Habilidades –
    Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
    Professora Kelli Língua portuguesa

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  18. Química - 1º Ano do Ensino Médio

    Competências e Habilidades: empregar a linguagem química para expressar transformações químicas; construir e interpretar tabelas e gráficos com dados de propriedades das substâncias.

    Temperatura de ebulição e de fusão: pode-se identificar uma substância pura por suas temperaturas de ebulição e de fusão?

    Utilizando um gráfico, podemos discutir o que ocorre com a temperatura e com o estado físico das substâncias durante o aquecimento.

    Kírian

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  19. Leia atentamene a tira e responda as questões 1 e 2.
    1. No primeiro quadrinho, após ter sido chaamdo de "epítome de um viking estúpido", Hagar parace ter se sentido ofendido. Que elementos do contexto sugerem um clime de confronto entre os personagens?
    2. No segundo quadrinho, fica claro que Hagar desconhece o significado da palavra epítome. Por que, para ele, o modo como reagirá à fala do cavaleiro depende da compreensão dessa palavra?

    Nilma Lima

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