segunda-feira, 20 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI

HTPC - 22/06/2011

CULTURA BRASILEIRA
Ensino Fundamental
CORPUS CHRISTI
História
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

"Corpus Christi", em latim, significa "corpo de Cristo". Trata-se de uma festa móvel católica que celebra o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue. A festa era uma das mais pomposas procissões católicas em Portugal e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores, no século 16.

Numa carta de 9 de agosto de 1549, o padre Manuel da Nóbrega escreveu: "Outra procissão se fez dia de Corpus Christi, mui solene, em que jogou toda a artilharia, que estava na cerca, as ruas muito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal". (Cartas do Brasil, 86, Rio de Janeiro, 1931).

O costume de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. No sul do Brasil, chegou com os imigrantes açorianos. Nas cidades que preservam a tradição, é comum ornamentar as ruas por onde passará a procissão com um tapete desenhado com serragem tingida, palha, borra de café, areia e grãos. Toda população participa do trabalho e o resultado é um grande mosaico, com símbolos cristãos, locais e nacionais, compondo uma obra de arte altamente efêmera, pois ela vai durar apenas até a passagem dos devotos.

A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo papa Urbano 4°, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes. Segundo a tradição, ele recebeu o segredo das visões da freira Juliana de Mont Cornillon.

Juliana nasceu em Retines perto de Liège, Bélgica em 1192. Ficou órfã muito pequena e foi educada pelas freiras agostinas em Mont Cornillon. Aos 17 anos começou a ter visões, que retratavam uma lua cheia com uma mancha escura. A Igreja interpretou a mensagem como sendo a ausência de uma festa para a eucaristia no calendário litúrgico. Eucaristia é justamente o sacramento católico que, através das palavras do padre, promove a transubstanciação.

O segredo de Juliana
Em 1230, Juliana confidenciou esse segredo ao arcediago de Liège, que 31 anos depois se tornaria o Papa Urbano 4°, que exerceria o cargo entre 1261 e1264. A confirmação da intenção da festa veio com um milagre que teria acontecido em Bolsena, na Itália, em 1263 ou 1264, quando um sacerdote que celebrava a missa teve dúvidas sobre a veracidade da transubstanciação. Acredita-se que, em seguida, sangue tenha escorrido da hóstia no momento em que o sacerdote a partiu. Hoje, uma mancha de sangue existente no altar da mesma igreja é atribuída a esse momento.

Juliana morreu em 5 de abril de 1258 e foi canonizada em 1599 pelo papa Clemente 8°. O decreto de Urbano 4° teve pouca repercussão, mas se propagou por algumas igrejas, como em Colônia, na Alemanha, onde o "Corpus Christi" foi celebrado antes de 1270. A festa tomou seu caráter universal definitivo a partir de 1313 com a sua confirmação pelo papa Clemente 5°.


Querido Professor,
Um feriado!! Ufa!!! Que bom!!! Hora de descansar, refazer as energias, visitar amigos ou parentes, passear ou simplesmente ficar em casa à toa.
Sabemos que na profissão de professor, muitos estarão usando este momento de descanso para corrigir provas, fechar médias e outros afazeres da profissão.
Neste HTPC quisemos deixar para vocês um pouco da História da Cultura Brasileira, através deste texto que explica a origem deste feriado, por acreditarmos que deveríamos conhecer nossa cultura.

TAREFA: Descanse muito, aproveite bastante este feriado e volte renovado.
Equipe Gestora.

22 comentários:

  1. Nilsa e Marcia Perpetua22 de junho de 2011 às 12:31

    Boa tarde
    Valeu mesmo ,muito obrigada e bom feriado a todos responsaveis por essa atitude maravilhosa.
    "Que Deus abençoes toda equipe gestora,pois foi com a presença "Dele" em seus coraçoes que tiveram uma atitude tao Corpus Christi",

    ResponderExcluir
  2. E uma data onde mais de 1bilhao de seres humanos
    em todo o Globo Terrestre se volta para ela,ja que esta reverenciando "Corpo de Jesus",isto e,
    como ele estivesse vivo entre seus servos.Jesus
    esta presente entre todos os seres humanos,mesmo
    aqueles que ja esqueceram sua atitude perante o
    "PAI", em advogar nossas pelas nossas causas(pe -
    cados).

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    Foi bom conhecer um pouco mais sobre a historia do feriado de Corpus Christi, pois conheciamos apenas superficialmente e agora pudemos conhecer mais detalhadamente.
    Agradecemos pelas informaçoes e desejamos tambem um otimo feriado a todos.

    Sirlene e Ednan

    ResponderExcluir
  4. Adoramos a tarefa desse HTPC, e desejamos a voces um otimo feriado e bom descanço.


    Claudia Nicolodi, Janete e Anadia

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Eu conhecia uma parte da historia, foi bom conhecer um pouco mais, por exemplo que o costume de enfeitar as ruas foi trazido pelos imigrantes açorianos e iniciou em Ouro Preto.
    Bom feriado para todos.

    Maria da Dores

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante o texto e fiquei pensando se os nossos antepassados reuniam-se como hoje para enfeitar as ruas em um momento de união, dividindo o lanche da madrugada ,enquanto preparam sua "arte"...Ou eram os anônimos e esquecidos que nem mesmo pisariam as ruas quem as enfeitava?
    Desejo a todos um feriado de reflexão,paz, alegria. Para os que, como eu, terão que trabalhar, energias extras, pois vamos precisar!
    Beijos,
    Neuda

    ResponderExcluir
  7. Essa tarefa foi fantástica sugiro até repetir em semana de feriado. Bom descanso para todos.
    Marina

    ResponderExcluir
  8. Particularmente fiquei feliz de saber a respeito desta festa eucaristica ,pois embora eu tenha participado,todo ano em miha igreja ,nao tinha conhecimento do fato e do contéudo histórico ..Obrigada ,equipe gestora .Bom feriado a todos.Abraços.MARIA HELENA

    ResponderExcluir
  9. Quero deixar meu agradecimento pela opotunidade de conhecer um pouco mais sobre este momento tão forte de minha igreja, há pontos que eu realmente desconhecia. Outra questão é oportunizar este HTC de uma forma que possamos aproveitar melhor este feriado e procurarmos nos desligar do trabalho e curtir a família, sair, ler..., assistir sessão da tarde...que delícia...com certeza voltaremos energizados!!!
    Maria Lucia

    ResponderExcluir
  10. OBRIGADO ERA TUDO QUE PRECISAVA
    FRANCISCO

    ResponderExcluir
  11. Pentecostes (em grego antigo πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo [dia]") é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensǎo. Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa Cristã. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
    A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).

    ademilson

    ResponderExcluir
  12. Para o consenso da maioria dos cristãos, a doutrina da Ascensão afirma que o corpo de Jesus de Nazaré, depois de quarenta dias da sua Ressurreição, na presença das testemunhas dos apóstolos, ascendeu aos céus onde se encontrou na presença de Deus Pai, não só em espírito, mas também em sua pessoa humana (corpo e alma).
    A documentação histórica é narrada nos evangelhos de Marcos 16:19, Lucas 24:50-51, Atos 1:9-11, e Efésio 4:7-13. Este acontecimento é afirmado pela liturgia cristã, no Credo apostólico e no Credo de Nicéia.
    O Dia da Ascensão é tradicionalmente celebrado na quinta-feira, 44º dia após o Domingo de Páscoa. Contudo, algumas províncias católicas mudaram essa celebração para o domingo subsequente. ademilson

    ResponderExcluir
  13. Em toda a missão, não basta estar presente, é preciso fazer-se missão. Não basta doar, é preciso doar-se. Não basta falar, é preciso fazer. O testemunho arrasta.
    Celebrar o dia de Corpus Christi é celebrar este exemplo que o Senhor é para nós. Encanta-me em Cristo: o que Ele pede, antes faz! Ele está no meio de nós, podemos proclamar em alta voz. Ele batalha conosco, não nos deixa sós na luta do dia a dia. E mais, alimenta-nos na missão, fortalecendo-nos na luta.
    O feriado esta findando, quero agradecer a equipe gestora e desejar uma ótima semana para todos.
    Miriam Machuca

    ResponderExcluir
  14. achei muito interessante o texto sobre Corpus Christi, pode deixar que eu vou descansar mesmooooo Rô

    ResponderExcluir
  15. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.

    É de costume e tradição no Brasil efeitar as ruas por onde a procissão passa, com tapetes de cerragens coloridas, costumam ser uma verdadeira obra de arte, muito linda.

    Que Deus abençoe a todos, equipe gestora, professores, funcionários da Educação e que continue nos dando muita luz para contuarmos nossa missão.
    Ligia Goto

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre Corpus Christi, pois sabia muito pouco sobre o assunto... Celi Freitas - Arte

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!

    Foi muito boa a leitura! A cultura deve fazer parte de nosso dia a dia, em todos os momentos.
    Obrigada!

    Márcia Maria

    ResponderExcluir
  18. Meninas, adorei o conhecimento de importante data católica. Valllleeeeeuuuu!! Cultura pela Cultura.beijos Irene.

    ResponderExcluir
  19. Márcia Borim
    Que iniciativa maravilhosa!
    Oferecer oportunidade de ampliação dos nosssos conhecimentos e ao mesmo tempo considerar nossa demanda de trabalho e de cansaço nesta época do ano.
    O investimento na qualidade das relações interpessoais e o resgate de nossa auto estima tem sido marca registrada da atual equipe gestora.
    Parabéns! Estamos muito felizes.
    Beijos e que Deus nos abençoe cada vez mais!

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada pela mensagem, eu espero que vocês tenham tido um ótimo feriado também. Até segunda. Abraços, Nidi.

    ResponderExcluir