terça-feira, 23 de agosto de 2011

TIPOS DE CONTEÚDOS

HTPC - 24/08/2011

O Currículo não pressupõe conteúdos prontos a serem passados aos alunos. É uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais. Nesse sentido, considera que diferentes conteúdos aprendem de diferentes formas:

1. Conteúdo Factual - Como se Aprende?

FATOS, telefones, datas comemorativas, nomes... Uso da memória, exercitar e repetir várias vezes.


2. Conteúdo Procedimental - Como se Aprende?

PROCEDIMENTOS, dirigir carro, cozinhar, grafia de letras... FREQÜÊNCIA, receber ajuda daquele que sabe.

3. Conteúdo Conceitual - Como se Aprende?

CONCEITOS, Sistema Alfabético; Fotossíntese; Divisão;CONSTRUÇÃO PESSOAL, Pensar, comparar, compreender, estabelecer relações.

4. Conteúdo Atitudinal - Como Aprende?

ATITUDE, responsabilidade, hábito de leitura, solidariedade, coerência, vivenciar situações que representam valores.


PROFESSOR(A), PARA CADA TIPO DE CONTEÚDO, DÊ UM EXEMPLO DE UMA ATIVIDADE REALIZADA EM SALA DE AULA.

28 comentários:

  1. acredito que o factual pode ser usado a tabuada como exemplo.
    O procedimental saber fazer uma mapa onde ele indique a casa em relação a escola.
    O conceitual é trabalhado na questão temporal , longe, perto distante.
    atitudinal, temos por exemplo o aluno que tem o compromisso de trazer o seu materail de acordo com asaulas.prof Otoni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a tabuada não deve ser considerada factual, porque pode ser contextualizada, não apenas decorada.

      Excluir
  2. 1.Conteúdo Factual
    A cada aula eu retomo a aula anterior para que o aluno se situe e também que memorize o conteúdo que se está trabalhando.

    2. Conteúdo Procedimental
    Tenho trabalhado com leitura dos textos filosóficos em sala de aula, para que eles possam se apropriar da linguagem específica da Filosofia.

    3. Conteúdo Conceitual
    Com os 1ºs ano estou trabalhando “O Estado, os poderes e as leis” – apostila do 3º bimestre. Com relação a formação do Estado a apostila trabalha com Platão, Hobbes e Montesquieu. O aluno precisa comparar e compreender de que forma cada pensador apresenta sua teoria sobre a formação do Estado. Como Hobbes e Montesquieu idealizam o estado de natureza e a importância do Estado para garantir a vida e a liberdade de cada pessoa.

    4. Conteúdo Atitudinal
    Leitura silenciosa e leitura compartilhada.
    Em alguns textos nós fazemos uma leitura silenciosa e posteriormente a leitura compartilha, ou seja, cada aluno lê um trecho do texto. O que percebo é que mesmo quando algum aluno tem dificuldade em ler algumas palavras, os demais não ficam “zoando”, ou corrigindo; respeitam a dificuldade do colega.
    Na quinta-feira passada, no 3º ano B foi muito legal. Na hora da leitura compartilhada eu combinei que não iria indicar ninguém para ler; quando o aluno que estivesse lendo parasse outro aluno continuaria a leitura. Qual não foi a minha surpresa, quando o aluno parou e o Fernando continuou a leitura. TODOS ficaram tranquilos esperando ele terminar o parágrafo. NINGUEM fez qualquer tipo de manifestação. Tiveram o maior respeito com ele.
    Profª Catalani - Filosofia

    ResponderExcluir
  3. Além de promover uma apreciação de costumes e valores de outras culturas, a Língua Inglesa também desenvolve a percepção da própria cultura.

    Conteúdos Factuais e Conceituais:
    - Cumprimentos
    - Apresentações
    - Despedidas
    - Alfabetos
    - Animais
    - Números
    - Cores
    - Frutas e Alimentos
    - Partes do rosto
    - Família
    - Profissão
    - Procedência e nacionalidade etc...

    Conteúdos Procedimentais:
    - Cantar em Língua Inglesa compreendendo o significado da letra
    - Elaborar cartazes
    - Pesquisar em jornais e revistas expressões em língua inglesa
    - Apresentar-se
    - Identificar o significado de palavras inglesas mais utilizadas em nosso cotidiano (lojas, equip. eletrônicos, cartazes, embalagens etc)
    - Traduzir textos simples
    - Cumprimentar informalmente.

    Conteúdos Atitudinais:
    - Respeitar as diferenças, individuais e grupais, desenvolvendo atitudes de solidariedade e valorização que culturas diferentes podem apresentar.

    Prof. Claudia Nicolodi

    ResponderExcluir
  4. Factual.Em História há uma riqeza profunda,embora sabemos que alem saber dos fatos o aluno precisa fazer análise dos memos.Esperamos sempre que através do conhecimento produzido, o aluno possa ter uma postura política,de cidadão e humanizada diante de um mundo em que valores materias sobrepõe valores espirituais que nos tornam seres diferentes de outros animais.
    Ao caminhar da Pré-História aos dias atuais vc pode além de dar ao aluno uma visão crítica do mundo,uma visão ampla de grandes transformações no qual ele está inserido, deixando claro sua responsabilidade pelas coisas boas ou ruins que acontecem no planeta.

    PROF.FRANCISCO JURANDIR

    ResponderExcluir
  5. O conteudos conceituais estao relacionados com os conceitos propriamente ditos e dele remifica-se os conteudos factuais, ou seja os conhecimentos relacionados aos fatos, acontecimentos, dados, nomes e codigos.
    os conteudos procedimentais envolvem açoes ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para realizaç~~ao de um objetivo, aquilo que se aprende a fazer.
    Os conteudos atitudinais podem ser agrupados em: valores, atitudes e normas.Dentre eles podemos destacar a titulo de exemplo: a cooperaçao,solidariedade,trabalho em grupo, leitura- Ro

    ResponderExcluir
  6. Quanto ao conteúdo factual:É recomendado observar as estrelas (noite)e as nuvens de dia.
    Conteúdo procedimental:propor e resolver em sala de aula exercício práticos.
    Conteúdo conceitual:è sempre o mais difícil de exemplificar requer um esforço maior para transforma-lo em prático.
    Valério Rosa

    ResponderExcluir
  7. O trabalho sobre esses conteúdos entendo da seguinte forma: Aprender a conhecer o quê? Aprender a fazer o quê? Aprender a viver juntos para quê? Aprender a ser porquê? Todas estas perguntas são respondidas respectivamente com: conceituais, procedimentais e atitudinais.
    Os conteúdos procedimentais referem-se ao fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtém e os processos que colocam em ação para atingir as metas que se propõem e os conteúdos atitudinais referem-se à formação de atitudes e valores em relação à informação recebida, visando a intervenção do aluno em sua realidade e os conteúdos conceituais fazem parte da construção do pensamento, nele o indivíduo aprende a discernir o real do abstrato.

    Walter...

    ResponderExcluir
  8. Vou dar o exemplo, lembrando a importância de se trabalhar com gêneros textuais, nesse caso com a leitura e a produção escrita da reportagem:
    1- Factual: o levantamento a respeito sobre o que os alunos sabem da data de "11 de setembro" e o que ela significou para a sociedade dos EUA. A leitura coletiva em sala de aula de uma reportagem sobre o dia "11 de Setembro": a queda das "torres gêmeas".
    2- Procedimental: os próprios alunos selecionam e trazem as reportagens para a próxima aula.
    3- Conceitual: A leitura de um mesmo gênero discursivo, por exemplo, a reportagem, para reconhecimento de seus aspectos estruturais, seu suporte e sua função social, por várias aulas e em diferentes suportes.
    4- Atitudinal: a elaboração em grupo de uma reportagem a ser divulgada no mural da escola ou dentro da sala de aula, entre os colegas (a escolha do tema, a seleção das fotos, a produção textual e a participação de cada um, devem ser avaliadas pelos próprios participantes).
    Márcia Maria

    ResponderExcluir
  9. Conteúdos Factuais
    Ao abordar, por exemplo, multiplicação e divisão de polinômios, necessito retomar sempre algumas “regras” ou propriedades da potenciação já trabalhadas anteriormente, como multiplicação e divisão de potências de mesma base, para que o aluno memorize essas regras, como tantas outras que existem, e compreenda que na Matemática tudo está interligado, ou seja, que não existem conteúdos estanques, e que algo aprendido numa determinada série, servirá de base para outros conhecimentos, em séries subsequentes, e muitos dos conteúdos trabalhados serão abordados novamente ou aprofundados.

    Conteúdos Conceituais
    Antes de iniciar um conteúdo novo, procuro sempre questionar os alunos se eles já tem algum conhecimento ou alguma ideia sobre o que se trata tal assunto, por exemplo, sobre o que é expressão algébrica.
    Após ouvir as opiniões dos alunos, na medida do possível, faço a definição e explicação de alguns termos dentro do conteúdo que iremos estudar, com exemplos e aplicação no dia-a-dia.

    Conteúdos Procedimentais
    Para que o aluno aprenda determinado conteúdo matemático, além da definição e exemplificação do mesmo, acredito que é importante também mostrar para os alunos o x da questão. Não adianta trabalhar com fórmulas e regras desprovidas de sentido. Por isso, ao abordar por exemplo potenciação, procuro explicar para o meu aluno porque toda potência de expoente zero é igual a um, pois acredito que entendo o porquê das regras matemáticas, ele não resolverá um problema de forma mecânica e passará a fazer uso da linguagem matemática para expressar-se com clareza, precisão e
    concisão;


    Conteúdos Atitudinais
    Durante uma aula de Matemática é possível desenvolver a capacidade de investigação e da perseverança na busca de resultados, e por isso os trabalhos em grupo devem ser priorizados, pois incentivam a criatividade, a criticidade, a cooperação, o respeito às diferenças, a autonomia para alterar a estratégia prevista para resolver uma situação-problema quando o resultado não for satisfatório, reconhecendo que pode haver diversas formas de resolução para um mesmo problema.
    Sirlene

    ResponderExcluir
  10. Conteúdo Factual:
    Acontece com a realização constante de uma atividade. Por exemplo a leitura e a escrita.


    Conteúdo Conceitual:
    Com as 5ª séries tenho trabalhado gênero textual: contos e crônicas, neste tipo de gênero o aluno precisa reconhecer os elementos da narrativa, diferenciando de outros.

    ResponderExcluir
  11. Conteúdo Procedimental:
    É colocar em prática o conhecimento do aluno. Por exemplo, redigir uma carta pessoal, apresentando suas próprias características, gostos e sonhos.

    Conteúdo Atitudinal - É semear em nossos alunos a necessidade de ser solidário e respeitar o próximo, esta semente germinará através de diálogos e projetos.

    Maria das Dores

    ResponderExcluir
  12. Para prosseguir avançando na Lg.Inglesa é necessário que o aluno tenha uma sólida base gramatical e até mesmo de vocábulos.
    Sendo assim, Conteúdo factual neste ano está sendo para as minhas turmas uma revisão de tempos verbais para aprendizagem ou sanar possíveis dúvidas.
    Conteúdo procedimental, é feito atraves de uma revisão teórica, exercícios em sala comigo e mais uma série de exercícios para casa para reforço e internalização das regras revisadas.
    Conteúdo conceitual, o aluno necessita experimentar a real necessidade daquilo que aprende, só então verá sentido em tantos 'tempos verbais'. Sendo assim, ele responde os questionários de informação pessoal, visando uma possível troca de informação entre amigos de outros países e até mesmo um futuro emprego.
    Conceito atitudinal, através do aprendizado de uma lg estrangeira podemos trabalhar um mundo livre de fronteiras e compartilhar diversas culturas. É isso que se espera dos jovens, que mantenham suas mentes abertas para o conhecimento acadêmico e a diversidade cultural que nos cerca, sabendo que a Lg Inglesa pode ser um meio de comunicação entre os povos.
    AMJL

    ResponderExcluir
  13. Os conteúdos da aprendizagem tem nesta concepção seus significados ampliados para além da questão do que ensinar, encontrando sentido na indagação sobre por que ensinar. Assumem o papel de envolver todas as dimensões da pessoa, caracterizando as seguintes tipologias de aprendizagem: factual e conceitual (o que se deve aprender?), procedimental (o que se deve fazer?), e atitudinal (como se deve ser?):
    - Os conteúdos conceituais estão relacionados com conceitos propriamente ditos e dele ramifica-se os conteúdos factuais, ou seja, os conhecimentos relacionados aos fatos, acontecimentos, dados, nomes e códigos. São mais abstratos, portanto demandam compreensão, reflexão, analise comparação. Trabalho propondo atividades que promovam a construção pessoal pelo aluno, atividades experimentais que acionem os conhecimentos prévios dos alunos promovendo atividade mental, porque acredito que as aulas meramente expositivas não dão conta, pois exigem que o aluno lance mão apenas da memorização.
    - Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para realização de um objetivo, aquilo que se aprende a fazer, fazendo, são associados à dimensão psicomotora. Procuro trabalhar propondo aos alunos atividades como: ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir, recortar, inferir, antecipar, relacionar, interpretar, resumir, argumentar, entre outras.
    - Os conteúdos atitudinais são associados à dimensão afetiva e de convivência, podem ser agrupados em: valores, atitudes ou normas. Procuro trabalhar por meio de projetos, dinâmicas e outras atividades que promovam reflexões sobre a importância da cooperação, da solidariedade, do trabalho em grupo, do respeito, da ética, do compromisso com a própria aprendizagem entre outros. Neste conteúdo, especificamente, procuro ser exemplo das ações que gostaria de ver nos outros, porque acredito que os exemplos são mais fortes que todas as palavras.
    Assim:
    Factuais e Conceituais - correspondem ao compromisso científico da escola: transmitir o conhecimento socialmente produzido.
    Procedimentais - que são os objetivos, resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações, passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.
    Atitudinais - (normas e valores)- que correspondem ao compromisso filosófico da escola: promover aspectos que nos completam como seres humanos, que dão uma dimensão maior, que dão razão e sentido para o conhecimento científico.

    Márcia Maria Reis Pereira Borim – Professora de Biologia

    ResponderExcluir
  14. Conteúdo Factual - Como se Aprende?

    Analisando novas pesquisas cientificas, resultados..

    2. Conteúdo Procedimental - Como se Aprende?

    Expondo matérias em sala de aula com vídeos exemplificando resultados, trabalhos cientificos.

    3. Conteúdo Conceitual - Como se Aprende?

    Fazer com que o aluno, através de seu entendimento, consiga descobrir como tudo funciona em conjunto no planeta, que uma vez afetado, pode desencadear fatores diversos de reações prejudiciais ao homem (planeta)

    4. Conteúdo Atitudinal - Como Aprende?

    Ter a responsabilidade de coloborar, e não esperar que o vizinho faça,como ex: coleta seletiva do lixo, óleo de cozinha usado para reciclagem.
    Ednan

    ResponderExcluir
  15. CONTEÚDO FACTUAL:
    Com a utilização de mapas é trabalhada a localização dos principais biomas da Terra enfatizando os biomas brasileiros como a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.

    CONTEÚDO PROCEDIMENTAL
    Para o conteúdo “estrutura do DNA”, são realizados os seguintes procedimentos:
    -levantamento de conhecimentos prévios sobre DNA
    - análise de imagem de uma montagem com rostos formando a estrutura do DNA
    - leitura e interpretação de texto
    - complementação de um mapa de conceitos

    CONTEÚDO CONCEITUAL
    Para trabalhar os conceitos de célula procarionte e eucarionte são utilizadas imagens, tanto de fotos como de desenhos, dos diferentes tipos celulares para a comparação das mesmas.

    CONTEÚDO ATITUDINAL
    Para reconhecer as atividades humanas que afetam o equilíbrio ambiental é feita a análise de textos diferenciados, como artigos de jornais, fotos, esquemas, tabelas e gráficos. Após esse reconhecimento é feita uma discussão sobre as atitudes individuais que possam minimizar o impacto ambiental, assim como uma produção de texto sobre o tema.

    VIVIANE

    ResponderExcluir
  16. 1- Através de aulas expositivas por exemplo; O texto literário, fazendo a devida abordagem aos conhecimentos prévios do alunado.
    2- Através das devidas interferências, feitas pelo professor no decorrer das atividades desenvolvidas.
    3- O aluno deverá fealizar diariamente as atividades propostas em classe e manter um horário de estudos.
    4- Trocar idéias com colegas, fazer perguntas ao professor, ser participativo e cumprir as atividades propostas.

    Nilma

    ResponderExcluir
  17. 1.PROCEDIMENTAL: CONTEÚDO CONTINENTE AFRICANO: LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO PARA OBTER INFORMAÇÕES
    SOBRE O CONTINENTE EM QUESTÃO.
    2FACTUAL: USO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO COM A LEITURA DO TEXTO E RESOLUÇÃO DE ROTEIRO DE QUESTÕES.
    3. CONCEITUAL: ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE AS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS COM O TEXTO ANALISADO.
    4. ATITUDINAL: É O NOSSO COMPROMISSO DE TENTAR FAZER DA MELHOR FORMA NOSSO TRABALHO DEIXANDO QUE ELES PERCEBAM TEMOS COMPROMISSO COM ELES QUE ESTAMOS JUNTOS, SOMOS PARCEIROS( ALUNOS E PROFESSORES), NÃO SOMOS INDIFERENTES A ELES.

    ResponderExcluir
  18. Reginaldo Prof Física disse

    1.Conteúdo Factual
    retomada da aula anterios

    2. Conteúdo Procedimental
    trabalho com leitura e pesqusas de textos científicos. demonstraçoes através do cotidiano
    3. Conteúdo Conceitual
    Resolução de exercícios
    4. Conteúdo Atitudinal
    Resolução e comparação dos resultados dos exercícios resolvidos.

    Prof Reginaldo Física EJA

    ResponderExcluir
  19. Quando coloco a data no quadro pergunto 'a sala "o que se comemora ou lembramos no dia de hoje"? ex se alguém responde, pergunto e quem foi Tiradentes?..........Em seguida repasso rapidamente o conteudo da aula anterior para dar sequência a materia.
    Leitura compartilhada de textos filosoficos interrompendo a cada parágrafo para expor a idéia do autor. Levo também com frequência reportagens da revista Veja e do jornal Vale Paraibano (quando o assunto é local) sobre os assuntos do momento As vezes algumas dinâmicas também funcionam .
    Além do conteudo do caderno do aluno, filmes estabelecendo a relação que o filme tem com a disciplina e porque ele foi indicado.
    É comum na leitura compartilhada o aluno que está lendo apresentar dificuldades "repetir, gaguejar" e os "apressadinhos", muitas vezes"atropelam" lendo no lugar deste, peço que aguardem até que o proprio aluno retome a leitura normalmente Quando a atividade e em dupla fiscalizo se ambos estão participando.
    marina

    ResponderExcluir
  20. Os conteúdos conceituais referem-se aos conceitos que queremos que nossos alunos se apropriem, basicamente à transmissão do saber, dos conhecimentos. Tenho procurado realizar um trabalho de construção destes conhecimentos, fazendo primeiramente um levantamento da bagagem que o aluno traz consigo, sua vivência, ou seja, seus conhecimentos prévios e então, desenvolver uma proposta reflexiva através de leituras, análise coletiva e individual de textos, para que ele possa perceber e compreender o uso da linguagem nos diferentes propósitos.
    Os conteúdos procedimentais estão relacionados ao aprender fazendo,seja através de uma leitura compartilhada, refletindo, fazendo antecipações, inferências, aproximações,relacionando, levantando hipóteses, construindo sentido para o que está sendo ensinado.
    Nesta perspectiva, os conteúdos atitudinais referem-se às atitudes e valores que permeiam as ações humanas, ou seja, comportamentos que favoreçam a harmonia das relações, a boa convivência, a valorização do ser humano na pessoa do outro, a importância do trabalho em equipe, o respeito ao espaço e a opinião do outro, saber ouvir, manifestar suas ideias, contribuir para o crescimento do grupo entre outros.
    Maria Lucia

    ResponderExcluir
  21. Fato – leitura de uma obra. Conhecer o titulo da obra, O cortiço, saber o nome do autor (Aluisio de Azevedo), conhecer detalhes da biografia desse autor – que era um excelente desenhista, por exemplo.
    Procedimentais- Identificar categorias pertinentes para a análise e interpretação do texto literário, bem como as relações entre tema, estilo e contexto de produção;
    2) Relacionar – em diferentes textos literários – opiniões, temas, recursos lingüísticos,
    identificando o diálogo entre as idéias e embate dos interesses existentes na sociedade.

    Conceitual – os dado só contribuem para a aprendizagem de conceitos quando adquirem sentido. Saber o titulo do romance mais importante de Aluisio de Azevedo e conseguir Relacionar esse titulo com o serio problema habitacional do final do século XIX do Rio de Janeiro.Ao fazer essa relação. O dado adquire significado e o aluno amplia seu conhecimento do conceito da literatura, por exemplo. Saber relacionar que antes de descrever suas personagens, o autor costumava desenhá-la e relacionar essa capacidade a descrição literária é criar conceitos
    atitudinal.Demonstrar interesse, iniciativa e autonomia para ler, especialmente textos literários e informativos.
    irene

    ResponderExcluir
  22. 1. Conteúdo Factual:
    Memorização de fórmulas matemáticas que equacionam os fenômenos físicos.

    2. Conteúdo Procedimental:
    Contextualização dos conceitos e leis da Física a fenômenos observados em nosso cotidiano.

    3. Conteúdo Conceitual:
    Realização de debates em sala acerca dos conteúdos estudados e resoluções de exercícios.

    4. Conteúdo Atitudinal:
    Desenvolver no aluno habilidades que o capacitem relacionar e explicar esses fenômenos físicos, entendendo que tais fundamentos constituem a tecnologia que facilita o desenvolvimento da sociedade.

    Armando Cândido.

    ResponderExcluir
  23. Conteúdos factuais:
    Quando colocamos para o aluno o conteúdo de funções de forma contextualizada, como por exemplo, o gasto ou o consumo de combustível do veículo de uma pessoa durante um mês.

    Conteúdo conceitual:
    Para desenvolver este conteúdo de funções é necessário que os alunos tenham alguns pré requisitos como produto cartesiano, par ordenado, plano cartesiano, leitura de conjuntos, domínio, contra domínio, imagem, etc. Portanto é necessária a apresentação desses conceitos.

    Conteúdo procedimental:
    Diante da situação problematizada e sugerida, faz necessário desenvolver-se habilidades de pesquisa, construção de tabelas, cálculos, construção de gráficos.

    Conteúdos atitudinais:
    Diante de toda informação colhida, faz-se a análise desses procedimentos realizados, tirando conclusões que vá possibilitar a mudança de atitude, como a tomada de decisão, como por exemplo, escolher: Continuar a abastecer no mesmo posto? Trocar de posto? Qual? Esse trabalho permite a construção do conhecimento por parte dos alunos de forma partilhada em grupo, discutida, conscientizadora, solidaria e responsável mostrando assim o papel da escola como formadora e cidadã.


    Profª Marilce.

    ResponderExcluir
  24. 1- Conteúdo Factual
    - Cores - Números - alfabeto - letras bastão , maneira de escrever usando as letras canetas no cartaz por exemplo
    2- Conteúdo Procedimental
    -trabalho em equipe , cada aluno ajudando o colega a desenvolver a atividade proposta!
    3- Conteúdo conceitual
    Teatro - organização - distribuir tarefas, responsabilidade, conhecer - fazer ..
    4- Conteúdo Atitudinal
    - Leitura de uma obra de arte,pesquisa, conhecer, fazer - Respeitar as diferenças

    Celi Freitas e Silva Radesca

    ResponderExcluir
  25. 1- Conteúdo Factual: Sobre a diversidade Animal
    - Levantamento dos conhecimentos prévios, através do método "tempestade de idéias"

    2. Conteúdo Procedimental
    - Utilização do gênero cartas com as características básicas de cada ser vivo, leitura, socialização.

    3. Conteúdo conceitual
    - Caracterização básica dos seres vivos, identificação e classificação.

    4. Conteúdo atitudinal:
    Aplicação de situações-problemas, discussão a respeito das diferenças entre os seres, resolução de exercícios práticos e análise de dados para verificação do desenvolvimento das habilidades e competências. Realização de avaliação.

    Ligia

    Parou pelo caminho. I`m sorry!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas aulas de matematica é possível desenvolver a capacidade de investigacao . Trabalhos em grupos e individuais, aulas expositivas ,jogos matemáticos como exemplo matix ,para todas as turmas . exercicios variados com situacoe problemas acompanhado a resolucao dos´problemas . ha mais de uma maneira de resolver , solucionar os exercicios dados
      Cleverson

      Excluir
  26. como posso classificar essa atividade.
    As turmas do 3° ano de uma Escola de Ensino Fundamental realizaram um passeio em um parque ecológico, resultado de um Projeto Interdisciplinar sobre Meio Ambiente.
    Considerando a faixa etária dos alunos (8 e 9 anos), a temática e a atividade proposta dentro do contexto de um Projeto, como seria possível realizar a avaliação desta atividade?

    ResponderExcluir