quarta-feira, 27 de março de 2013

ATPC - 27/03/2013 DESCREVER: fazer a descrição de; expor ou contar minuciosamente; traçar; seguir percorrendo. Agora chegou a sua vez! Elabore uma questão em sua disciplina que desenvolva essa habilidade. FELIZ PÁSCOA

15 comentários:

  1. Questão de Biologia
    O milho verde recém-colhido tem um sabor adocicado. Já o milho verde comprado na feira, um ou dois depois de colhido, não é mais tão doce, pois cerca de 50% dos carboidratos responsáveis pelo sabor adocicado são convertidos em amido nas primeiras 24 horas.
    Para preservar o sabor do milho verde pode-se usar o seguinte procedimento em três etapas:
    1.descascar e mergulhar as espigas em água fervente por alguns minutos;
    2.resfriá-las em água corrente;
    3.conservá-las na geladeira.
    A preservação do sabor original do milho verde pelo procedimento descrito pode ser explicada pelo seguinte argumento:
    a) O choque térmico converte as proteínas do milho em amido até a saturação;
    b) A água fervente o resfriamento impermeabilizam a casca dos grãos do milho, impedindo a difusão de oxigênio e a oxidação da glicose
    c) As enzimas responsáveis pela conversão desses carboidratos em amido são desnaturadas pelo tratamento com água quente;
    d) O aquecimento desidrata os grãos de milho, alterando o meio de dissolução onde ocorreria espontaneamente transformação desses carboidratos em amido.
    Ligia

    ResponderExcluir
  2. Em uma chácara existem galinhas e coelhos totalizando 35 animais, os quais somam juntos 100 pés. Determine o número de galinhas e coelhos existentes nessa chácara.

    Galinhas: g
    Coelhos: c

    g + c = 35

    Cada galinha possui 2 pés e cada coelho 4, então:

    2g + 4c = 100

    Sistema de equações



    Isolando c na 1ª equação:
    g + c = 35
    c = 35 – g

    Substituindo c na 2ª equação:
    2g + 4c = 100
    2g + 4 * (35 – g) = 100
    2g + 140 – 4g = 100
    2g – 4g = 100 – 140
    – 2g = – 40
    g = 40/2
    g = 20

    Calculando c

    c = 35 – g
    c = 35 – 20
    c = 15


    ademilson

    ResponderExcluir
  3. Match the columns
    a) Happy Easter ( ) Ovo de Páscoa
    b) Easter Bunny ( ) Coelho da Páscoa
    c) Easter Egg ( ) Jesus Cristo
    d) Holy Week ( ) Ressurreição
    e) Good Friday ( ) Sexta-feira Santa
    f) Easter Mass ( ) Feliz Páscoa
    g) Jesus Christ ( ) Semana Santa
    h) Resurrection ( ) Missa de Páscoa

    Agora encontre as palavras em inglês no caça-palavras abaixo:

    EBWPHJHOLYWEEKLJIAMIH
    AGHIIJNCKHSGAANNXCBLA
    SEASTEREGGOBUOACNAGIP
    TWAKJDNCHIODHKSYREBIP
    EASTERMASSDJSNBAYRUIY
    RAKHDJSHDUFBCHDBFHHlE
    BKIIJESUSCHRISTLIIHILIIIIA
    URESURRECTIONEBFUBFIIIS
    NKAJSUWHDIDHDLNBFWIIT
    NBSBHVSVGLAGCSACNALIIE
    YSXWHJRMZHYLISGSSYIIIR

    PRISCILA-Língua Inglesa

    ResponderExcluir
  4. Situação-problema: Teoria dos Conjuntos

    Em uma prova discursiva de álgebra com apenas duas questões, 470 alunos acertaram somente uma das questões e 260 acertaram a segunda. Sendo que 90 alunos acertaram as duas e 210 alunos erraram a primeira questão. Quantos alunos fizeram a prova?

    Resolução:

    Temos que 90 acertaram as duas questões. Se 260 acertaram a segunda, então, 260 - 90 = 170 acertaram apenas a segunda questão. Se 470 acertaram somente uma das questões e 170 acertaram apenas a segunda, segue que, 470 - 170 = 300 acertaram somente a primeira. Como 210 erraram a primeira, incluindo os 170 que também erraram a primeira, temos que, 210 - 170 = 40 erraram as duas. Assim podemos montar o diagrama de Venn-Euler, onde: P1 é o conjunto dos que acertaram a primeira questão; P2 é o conjunto dos que acertaram a segunda e N é o conjunto dos que erraram as duas. Observe a interseção P1 e P2 é o conjunto dos que acertaram as duas questões.

    Logo, o número de alunos que fizeram a prova é: 300 + 90 + 170 + 40 = 600.


    Profª Sirlene - Matemática

    ResponderExcluir
  5. Narrativa-descritiva

    Elaborar uma redação narrativa- descritiva seguindo instruções:
    -como era o local onde vive, quais os costumes e tradições do seu povo.
    -eles chegaram!
    -o que vieram fazer? o que trouxeram? o que vieram buscar?
    -qual foi a reação da população local?

    Sugestão para o final:
    - os dois se entenderam e tudo teve um final feliz
    - um dos povos teve que aceitar o outro
    -não teve um final feliz


    Profª ELAINE PORTUGUÊS

    ResponderExcluir
  6. O gás oxigênio é fundamental no processo de respiração celular dos seres vivos. Através deste processo ocorre a produção de energia. Descreva o trajeto do gás oxigênio desde sua inalação pelo ser humano até a sua utilização dentro das mitocôndrias.

    Viviane

    ResponderExcluir
  7. Se se admite que a migração interna é um processo social,deve-se supor que ele tenha causas estruturais que impelem determinados grupos a se por em movimento. Essas causas são quase sempre de fundo econômico - deslocamento de atividade nos espaços,
    crescimento diferencial de atividades em lugares distintos e assim por diante - e atingem os grupos que compõem a estrutura social do lugar de origem de um modo diferenciado.

    SINGER, P. Economia política da urbanização.

    Análise o processo migratório do Nordeste para o Sudeste à luz das considerações acima.

    Profª Janete Inácio - Geografia

    ResponderExcluir
  8. Dinâmica em grupo (A importância dos diferentes olhares)Desenvolvimento: o professor exibe a transparência do quadro Espanha, de salvador dali, e solicita ao grupo uma observação atenta; pergunta para alguns participantes o que estão "enxer
    gando" na pintura;em um flip chart, anota "todos os olhares";relata a história da tela;encerra falando sobre a importância dos "diferentes olhares".

    ResponderExcluir
  9. A importância dos "diferentes olhares"
    Prof. miriam machuca

    ResponderExcluir
  10. Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    - Conhecer os elementos que constituem um texto descritivo literário ou não;
    - perceber que nesse texto predominam verbos de estado, adjetivos e locuções adjetivas e que é um “retrato verbal" que caracteriza pessoas, ambientes, objetos e paisagens;
    - usar figuras de linguagem: como a metáfora, a comparação, para descrever;
    - perceber que, enquanto uma narração faz progredir uma história, a descrição consiste justamente em interrompê-la, detendo-se em um personagem, um objeto, um lugar, etc.
    -conhecer a diferença existente entre uma descrição objetiva que é a apresentação da realidade como ela fisicamente é, e um subjetivo quando há a interferência da emoção, ou seja, quando o objeto ou ser são transfigurados pela emoção do autor;
    - produzir textos descritivos objetivos e subjetivos.

    Duração das atividades
    04 aulas de 50 minutos

    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    -Fazer distinção entre verbos de ação e verbos de estado;
    -reconhecer adjetivos e locuções adjetivas;
    - usar as figuras de linguagem mais comuns.

    Estratégias e recursos da aula
    - Leituras
    - Utilização do laboratório de informática.
    AULA 1
    ATIVIDADE
    a- No dia anterior a essa aula, o professor deverá pedir que cada aluno traga de sua casa uma fotografia de alguém de sua família.
    b- No início da aula, o professor pedirá aos alunos que se assentem em grupo de cinco alunos. Em seguida, pedirá que, sem deixar os colegas verem a foto, façam a descrição da pessoa fotografada. Quando os grupos terminarem essa atividade o professor poderá perguntar: em algum grupo houve alguém que não foi fiel na descrição? Possivelmente alguém dirá que um coleguinha trouxe a foto de alguém feio e ele disse que era bonito, era magro e ele disse outra coisa.
    c- O professor se aproveitará para introduzir o conceito de descrição objetiva e descrição subjetiva.
    d- O professor pedirá que os alunos tragam no caderno na próxima aula uma receita culinária.

    AULA 2
    ATIVIDADE 1
    O laboratório de informática para lerem os textos disponíveis nos sites:
    ( segunda parte)
    http://www.bolivarporto.com/downloads/redacao/descricao.doc
    Ao voltarem para a sala-de-aula, o professor promoverá a discussão dos textos.
    ATIVIDADE 2
    fazerem coletivamente um texto usando descrição subjetiva com seguinte padrão:
     Descrição subjetiva

    Substantivos abstratos
    Linguagem conotativa
    Linguagem com função poética
    Impressionismo
    Perspectiva literária, artística
    Visão pessoal e parcial
    Captação imprecisa

    Descrição objetiva
    substantivos concretos
    linguagem denotativa
    linguagem com função referencial
    Perspectiva técnica, científica, geométrica, anatômica
    visão fria, isenta e imparcial
    Captação exata
    Frases curtas, ordem direta

    Texto que poderá ser elaborado pela turma:
    Meu irmão se chama Lucas. Ele tem seis meses. É gordinho, tem os olhos escuros, cabelos ralos. Gosta muito de comer feijão e faz muita sujeira.
    Importante: chamar a atenção dos alunos para algumas situações como em uma certidão de nascimento onde as descrições devem ser objetivas.
    AULA 3
    ATIVIDADE 1
    Perguntar aos alunos quem colou no caderno uma receita (bem gostosa ). Alguns alunos deverão fazer a leitura da receita. Em seguida, o professor perguntará: Vocês acham que as receitas são exemplos de textos descritivos?
    - Não? Muito bem. Conforme vocês leram no site são descrições de proces so.
    Ouçam agora esse texto e tentem, numa folha, reproduzir a visão apresentada em uma parte do texto onde a descrição seja objetiva
    Lembrança rural
    (Cecília Meireles)

    Retrato
    (Cecília Meireles)

    AULA 4

    ATIVIDADE

    Atividade de produção de texto:
    Propor aos alunos que escolham uma entre as fotos(imagens escolhidas pelo professor) produzam um texto, com duas versões: no primeiro farão uso de descrição objetiva e no segundo descrição subjetiva.

    Vanir, não feito por mim, mas redondinho para explorar em sala. site - portal do professor
    bjs Irene

    ResponderExcluir
  11. Habilidades: Arremesso e Lançamento.

    Elabore um texto que conte as suas vivências de arremesso e lançamento. Depois que o texto estiver pronto, cite quais as provas de lançamento e de arremesso encontradas no Atletismo.

    PROFESSOR SILVIO DO VALLE CABRAL MASCARENHAS JR.

    ResponderExcluir
  12. Geografia

    Márcia
    Pesquisar: Onde aconteceu a primeira Páscoa(local)?
    Por que o coelho é simbolo da Páscoa se ele nem bota ovos?
    Por que ovos de chocolate?
    De posse dessas respostas, fazer uma roda de conversa para verificar o papel da mídia em nossas vidas.( propaganda).

    ResponderExcluir
  13. Fazer um levantamento de quantos alunos de uma determinada sala ganharam ovos do coelhinho(hê,hê,hê...). Quantos os meninos receberam,quantos ovos as meninas receram. Tabalhar a porcentagem com esses dados e aproveitar pra falar sobre a banalizacão da data.

    ResponderExcluir
  14. Eulália Auxiliadora - professora de inglês

    CARROT CAKE

    1 cup sugar
    1 1/2 cup corn or sunflower oil
    4 eggs, well beaten
    2 cups flour
    2 teaspoons cinnamon
    1 teaspoon baking soda
    1 teaspoon salt
    3 cups grated carrots
    Preheat the oven to moderate (175°C / 350°F). Grease a tube pan well.
    In a large bowl, cream together the sugar and oil. Add the eggs and beat for a few minutes. Sift together the flour, cinnamon, baking soda and salt. Add to the sugar mixture. Mix the carrots. Pour the batter into the tube pan and bake for about 55 minutes. When cool, cover with Cream Cheese Frosting (p. 129).
    CARROT CAKE

    ResponderExcluir
  15. **Diante de uma Europa destruída após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos conquistaram espaço. O crescimento norte-americano foi acelerado e o declínio do império inglês anunciava a chegada de uma nova potência.
    a) Quais as transformações em técnicas bélicas que geraram a destruição da Europa na Primeira Guerra Mundial?

    b) Por que os norte-americanos estavam envolvidos na Primeira Guerra Mundial?"

    ** ""PAZ"" significava antes de 1914"", Essa frase de Erc Hobsbawm evidencia:
    a) A brutalidade dos conflitos de 1914, durante a Primeira Grande Guerra.
    b) As consequências da Primeira Guerra Mundial motivaram vários conflitos posteriores.
    c) A paz mundial era duradoura e forte antes de 1914, não existindo conflitos.
    d) Um posicionamento pessoal do autor em relação ao ano de 1914.
    (3º ano EM)

    ResponderExcluir